Cidade no interior de MG registra a maior temperatura da história no Brasil

Araçuaí, município com 34 mil habitantes, que fica no Vale do Jequitinhonha, registrou o dia mais quente em quase 18 anos. Em 2023, foram 8 ondas de calor registradas no país.

Guia Muriaé no WhatsApp

No último domingo (19), o município de Araçuaí, localizado no Vale do Jequitinhonha, a 678 km de Belo Horizonte, entrou para a história climática do Brasil ao registrar a temperatura mais alta já medida no país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com seus 34.297 habitantes, a cidade atingiu a marca surpreendente de 44,8°C, superando o recorde anterior de 44,7°C, registrado em Bom Jesus (PI) no dia 21 de novembro de 2005.


O fenômeno ocorreu durante a oitava onda de calor que afetou o Brasil, que começou no dia 8 de novembro e persistiu até o final de semana, elevando as temperaturas em diversas regiões do país.

Previsão do tempo: mudanças após a onda de calor

Após o período de calor intenso, a previsão do tempo indica uma mudança nas condições climáticas. Nesta segunda-feira (20), espera-se chuvas fortes em todo o Centro-Sul, marcando o início de uma queda nas temperaturas. No entanto, os termômetros devem subir novamente no meio da semana em diversas capitais brasileiras.

O Climatempo destaca que, em Minas Gerais, onde o calor tem sido intenso nos últimos dias, a temperatura deverá diminuir, com a máxima ficando abaixo dos 30°C no começo da semana. No Sul do país, após dias de chuva, enchentes e estragos, a previsão é de tempo firme, mas uma nova virada no tempo está prevista a partir da terça-feira (21), com a chegada de nuvens carregadas em algumas regiões.

Na região serrana gaúcha e catarinense, são esperados acumulados de chuva significativos, e o Sul do país pode enfrentar chuvas constantes. No Sudeste e parte do Centro-Oeste, são esperadas chuvas fortes, ventanias e possíveis chuvas de granizo. As temperaturas, no entanto, voltarão a subir no meio da semana após uma queda temporária.

No Norte e Nordeste do país, o calor e a umidade podem resultar em chuvas esporádicas. Apesar da frente fria no centro do país, a expectativa é de que as temperaturas permaneçam elevadas na região da Amazônia e no interior nordestino.

O Inmet destaca que as temperaturas continuarão quentes no começo da semana, principalmente na região da Amazônia, com estabilidade na maioria das cidades do litoral nordestino, mantendo-se pouco acima dos 30°C nas máximas.

O Brasil se prepara para enfrentar variações climáticas significativas nos próximos dias, marcando o final de uma onda de calor intensa que impactou diversas regiões do país.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo