Consórcio vai assumir BR-040; pedágio subirá
Concessão abrange trecho entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ), com previsão de R$ 8,8 bi em investimentos e geração de até 130 mil empregos
Foi realizado nesta quarta-feira (30/4), na B3, em São Paulo, o leilão para concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ, trecho que conecta Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ).
O Consórcio Nova Estrada Real, formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, sagrou-se vencedor ao oferecer 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
O projeto foi conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes, e utilizou como critério de seleção o maior desconto tarifário. A proposta vencedora contempla um robusto plano de investimentos, que totaliza R$ 8,8 bilhões, incluindo duplicações, faixas adicionais, vias marginais, túneis e passarelas, incluindo a conclusão da Nova Subida da Serra, entre outras melhorias.
Ao todo, estão previstos:
* 13,44 km de duplicações;
* 78,13 km de faixas adicionais;
* 11,7 km de ciclovias;
* 32 pontos de ônibus;
* 3 túneis;
* 12 passarelas;
* 1 área de escape;
* 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
* Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc.
Além de melhorias na infraestrutura, a concessão trará benefícios operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o leilão representa um marco para o setor. “É um leilão histórico por todas as circunstâncias que o envolvem, pela expectativa gerada e, sobretudo, por resolver um problema de uma década”, afirmou. “Estamos conectando o país através de rodovias, entregando eficiência, previsibilidade e segurança”, completou, destacando a integração institucional entre a ANTT, o Ministério dos Transportes, o TCU e a Infra S.A.
O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e compreende:
* BR-040/MG: de Juiz de Fora até a divisa com o RJ;
* BR-040/RJ: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
* BR-495/RJ: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
Entre os municípios beneficiados diretamente, destacam-se Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e o próprio Rio de Janeiro.
O projeto também resgata o valor histórico da rodovia, especialmente no trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis, que foi a primeira rodovia pavimentada do país e serviu como caminho para Dom Pedro II rumo à cidade imperial.
Dados econômicos da concessão:
* Investimentos previstos (CAPEX): R$ 5,178 bilhões
* Custos operacionais estimados (OPEX): R$ 2,876 bilhões
* OPEX total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões
* Empregos diretos, indiretos e por efeito-renda: estimativa de 130 mil vagas
A concessão da BR-040/495/MG/RJ reforça o compromisso do governo federal com a modernização da malha rodoviária nacional, promovendo segurança, fluidez e previsibilidade logística entre regiões estratégicas do Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.
Fonte: Governo Federal