Copasa leva água tratada a moradores de distrito em Cajuri

Iniciativa faz parte do programa Universaliza Minas e vai beneficiar mais de 160 moradores do Sapé

Guia Muriaé no WhatsApp

Dentro de pouco tempo os moradores do distrito do Sapé, pertencente ao município de Cajuri, na Zona da Mata mineira, vão poder contar com os serviços da Copasa e receber água tratada com qualidade e regularidade em suas casas. E isso será possível graças ao programa Universaliza Minas, instituído para viabilizar o acesso aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas áreas rurais dos municípios onde a Companhia atua e pelo qual a localidade foi uma das contempladas.


A Copasa vai investir mais de R$ 1,18 milhão em obras que contemplarão um novo sistema de transporte de água desde a captação, passando pelo tratamento, à distribuição; melhorias no sistema de produção de água; implantação de uma unidade de tratamento de água; melhoria dos reservatórios; melhoria e expansão das redes de distribuição já existentes; automatização, urbanização e identificação das unidades, incluindo o poço já existente na localidade; e a padronização de mais de 70 ligações prediais de água.

As obras estão em andamento, e a previsão é que, em até nove meses, mais de 160 moradores do Sapé recebam uma água que atenda a todos os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, assegurando assim que eles tenham mais saúde e qualidade de vida.

O anúncio do investimento foi feito pelo gerente da Regional Ubá da Copasa, Marlos Portugal, ao chefe de Gabinete da prefeitura, Carlos Augusto Gomes Ladeira – na oportunidade representando o prefeito Ricardo Augusto Dias de Andrade – e ao secretário municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento, Uderlaindo José Batalha, durante reunião realizada na sede da Prefeitura de Cajuri neste mês de fevereiro.

Satisfeito com a iniciativa da Copasa, Ladeira falou sobre a importância dessas obras para o desenvolvimento do distrito. “Os moradores do Sapé vêm há muitos anos com várias demandas de estruturação. Dentre elas, a principal, é o abastecimento de água. Em 2015 a prefeitura chegou a perfurar um poço artesiano para o fornecimento de água para a comunidade, mas temos certeza que a partir de agora esse serviço tende a melhorar com a Copasa assumindo a responsabilidade pelo tratamento e melhor distribuição da água” disse o representante da prefeitura.

Já Marlos Portugal destacou que esse também é um momento muito gratificante para a Companhia. “Sempre que temos a oportunidade de anunciar uma obra que levará água tratada para mais pessoas é motivo de grande alegria, pois estamos reafirmando nosso propósito em cuidar da água e gerar valor para os clientes, nosso compromisso com o município. Os moradores do Sapé podem ficar tranquilos, pois nosso trabalho está focado em proporcionar dignidade, qualidade de vida e melhores condições de saúde para todos”, ressaltou o gerente.

O programa

O Universaliza Minas foi lançado pela Copasa em 2023 e é mais um dos esforços firmados pela Copasa para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033.

Em sua área de atuação, a Companhia já alcançou a marca de 99,4% dos imóveis com acesso à água tratada. O índice mineiro já supera as metas de universalização dos serviços trazidas pelo Novo Marco, que determina que 99% da população brasileira tenha acesso ao abastecimento de água até 2033. Cabe destacar também o percentual de tratamento de esgoto da Companhia, que alcançou 75% de esgoto devidamente coletado e tratado, sendo que a meta estabelecida é de 90% até 2033.

Apesar desse bom índice, a Copasa não atende todas as áreas dos municípios onde tem concessão, por isso, vai ampliar sua atuação, cumprindo com o primeiro item de seu estatuto social, que é planejar, executar, ampliar, remodelar e explorar serviços públicos de saneamento básico, com vistas a contribuir para o bem-estar social e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo