Curso de Jardineiro do SENAR ajuda a revitalizar praça em Fervedouro

Guia Muriaé no WhatsApp

O curso de Jardineiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Minas) ajudou a revitalizar uma área que estava abandonada e transformá-la em uma praça com várias árvores e plantas no distrito de São Pedro do Glória, em Fervedouro, nesta semana. O diferencial do treinamento foi que, além de se capacitarem profissionalmente, os 11 alunos contaram com o envolvimento dos moradores. Com esse trabalho participativo, o curso do SENAR ampliou a sua contribuição ao trabalhar junto à comunidade com a formação do sentimento de pertencimento e conservação.

A área de cerca de 700 metros quadrados parecia com um depósito de lixo e entulho e apresentava muito mato. Após limpeza e nivelamento do terreno, ganhou grama em toda a sua extensão, com dois caminhos centrais, calçada no entorno e instalação de oito bancos em locais estratégicos e três mesas debaixo da sombra de uma castanheira, além de árvores e plantas arbustivas.

A adesão da comunidade foi muito significativa e ocorreu com doações de madeira de eucalipto, mudas, plantas, adubo, calcário e empréstimo de ferramentas. Além disso, os alunos aprenderam a trabalhar com as opiniões dos moradores como uma estratégia de comprometimento da população com a obra. Segundo o engenheiro florestal e instrutor da capacitação, Eduardo Elias Silva dos Santos, havia a necessidade de transformar o terreno em um espaço humanizado e voltado para reuniões e lazer.

“O bacana foi que os alunos se capacitaram como profissionais e também o tema foi absorvido como um valor pela comunidade e adotado como qualidade de vida. Para a autoestima de todos, foi muito legal. Eles ajudaram a construir a praça e vão aproveitar. Plantas foram identificadas e placas foram instaladas chamando a atenção para a conservação do local. Trabalhamos com o tratamento sustentável da paisagem para as pessoas possam perceber que, através da jardinagem, é possível melhorar a qualidade de vida, tornando os lugares mais sustentáveis e agradáveis para o convívio humano”, ressaltou.

No curso são trabalhados, na teoria e na prática, temas como planejamento, preparo do local e implantação de jardins em espaços abertos, recipientes e de gramados, além de manutenção, capina, adubação, poda, transplantio e irrigação, entre outros assuntos. “Os alunos desenvolvem as habilidades básicas, específicas e gerenciais necessárias para ocupar a função de jardineiro e de empreendedores na jardinagem, podendo montar o próprio negócio”, explicou o instrutor.

Para a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Miradouro, Maria Rita Leite, foi muito gratificante ver essa transformação, que vai beneficiar os moradores do distrito. Ela teve a ajuda do vereador Romeu Sampaio na formação da turma para o treinamento.

“Foi feita uma limpeza pela Prefeitura. Articulei com o prefeito e vice-prefeito e envolvemos a comunidade neste trabalho. Conseguimos sacos de cimento e caminhões de brita e areia. A calçada será feita pelos moradores em um mutirão. Está garantida a conservação dessa praça, já que todos ajudaram, é a sensação de pertencimento. Estudantes também fizeram visitações no período de aula para acompanhar os trabalhos e podendo, com isso, educar-se ambientalmente”, contou o vereador.

Fonte: SENAR MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo