Dengue: Prefeitura de Manhuaçu decreta situação de emergência

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura de Manhuaçu

, publicou na tarde desta quarta-feira (21/02) um decreto de situação de emergência por conta do surto de arboviroses no município. Neste ano, foram recebidas 562 notificações, sendo confirmados 99 casos de Dengue e 07 de Chikinguya.

O decreto de nº 31 de 21 de fevereiro de 2024, estabelece o estado de emergência em saúde pública pelo período de 180 dias, autorizando a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do surto.

“Desde o anúncio do aumento dos casos de Dengue em Minas Gerais, nós passamos a planejar e providenciar os insumos necessários para contermos a doença, como medicamentos, materiais de hidratação e inseticida. Este decreto vem para ampliar os nossos esforços para evitarmos óbitos em nosso município”, detalha Ana Lígia de Assis Garcia, Secretária de Saúde.

O setor de Vigilância Ambiental do município, responsável pelas ações de combate a arboviroses, intensificou os trabalhos de combate ao Aedes aegypti, como explica o coordenador do setor, Leonardo Mota de Sales.

“Nossos agentes estão trabalhando exaustivamente, fazendo visitas e vistorias, além de já termos iniciado o trabalho de aplicação do UBV, conhecido pela população como fumacê, em áreas com grande número de notificações. Mas o que mais necessitamos neste momento é a colaboração da população, ao não deixar água parada, eliminando os focos do mosquito em suas casas”.

Além das ações de combate, também estão sendo veiculadas campanhas em redes sociais, rádio e outdoor, com o objetivo de alertar, instruir e chamar a população para essa responsabilidade.

A partir do decreto, a Prefeitura de Manhuaçu vai ampliar o atendimento em postos de saúde de 4 localidades: nos bairros Santana, Ponte da Aldeia e Catuaí e no distrito de Vilanova, além de expandir leitos de reidratação na Unidade de Atendimento Intermediário (UAI) na cidade.

Na Unidade de Atendimento Intermediário, houve um aumento de 50% no número de atendimentos nos últimos dias. Apenas na segunda-feira, 19, foram atendidas mais de 500 pessoas na UAI.

Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo