Detentos de Juiz de Fora são premiados em concurso nacional de redação

Guia Muriaé no WhatsApp

Dois alunos Escola Estadual da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, de Juiz de Fora, conquistaram o segundo lugar, em categorias distintas, no primeiro concurso de redação promovido pela Defensoria Pública da União (DPU) para estudantes da rede pública.

Vinte estados e o Distrito Federal participaram do certame, criado para valorizar o esforço de professores e alunos das instituições para debater o tema ‘Eu tenho direito e a DPU está comigo!’.

Afora o mérito individual de William Luciano da Silva, de 24 anos de idade, e de Sergio Phillip, de 31 anos, a premiação reflete o envolvimento peculiar dos educadores da Ariosvaldo no concurso da DPU. A penitenciária de Juiz de Fora tem 197 estudantes no Ensino Fundamental. Nada menos do que 50 participaram do certame, o que representou 12% das inscrições no país.

A diretora de Atendimento ao Preso da Ariosvaldo, Mariana Alves, explica que o tema da redação foi amplamente debatido entre educadores e alunos, com o apoio de advogados da unidade prisional, fornecendo os subsídios necessários para os presos na redação.

De acordo com a Secretaria Geral de Articulação Institucional da DPU, foram inscritas 415 redações, sendo premiados 42 estudantes, 14 professores e três escolas, no valor total de R$ 83.200.

Envolvimento

William Luciano da Silva conquistou o segundo lugar na Categoria de Redação III para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Já o preso Sergio Phillip, de 31 anos, conseguiu a segunda posição na Categoria de Redação III para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Cada um vai receber R$500 e um certificado de premiação e reconhecimento da DPU. A pedagoga Leilane Rizzo conta que os presos não sabiam da premiação. “Não fizeram pelo dinheiro, mas pela vontade de evoluir”, observa.

Denise Gonçalves Peixoto, professora de língua portuguesa, foi a orientadora do Willian e destacou o interesse do aluno na produção de textos. O detento, por sua vez, se diz surpreso com o resultado: “Sempre gostei de escrever, mas não esperava ganhar o concurso”.

Sergio Phillip foi orientado pela professora Marilia de Souza. Ela trabalhou com o aluno questões de ortografia e interpretação de texto. Na opinião da educadora, o fato deles competirem com alunos da rede pública do país que não estão na prisão, e vencerem, contribui para elevar a autoestima dos detentos estudantes. Segundo Marília, eles tendem a acreditar que a qualidade do ensino na prisão é inferior. Ela conta que o impacto do prêmio de Phillip foi tamanho, que a mulher dele decidiu emoldurar o certificado para pregá-lo na parede da residência do casal.

Fonte: Seds MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo