Dia de Campo ATeG Café+Forte e Piscicultura em Leopoldina

Guia Muriaé no WhatsApp

No dia 2 de dezembro é a vez das regionais de Juiz de Fora e de Viçosa do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com a EPAMIG e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Leopoldina, promoverem o Dia de Campo ATeG Café+Forte e Piscicultura – Café Conilon e Piscicultura de Corte e Ornamental.

O evento, que ocorrerá entre 8 e 12h, na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) – campo experimental de Leopoldina, vai reunir produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), técnicos de campo do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, pesquisadores da EPAMIG e produtores interessados em conhecer mais sobre as atividades.

Temas específicos para cada atividade serão abordados em estações. Os interessados na cafeicultura terão informações teóricas e práticas sobre a implantação, manejo e poda da lavoura do café conilon. Os produtores que atuam na piscicultura terão palestras sobre alimentação, manejo e reprodução.

“Será o primeiro evento da regional com a parceria da EPAMIG, e estamos com boas expectativas. A piscicultura, tanto para peixes ornamentais quanto para corte, tem crescido muito em Minas e esta oportunidade será importante para conhecermos e nos aproximarmos mais desses produtores. O café conilon também tem sido uma surpresa, visto o último Cupping do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, realizado recentemente, com vários produtores apresentando alta qualidade na classificação e degustação dos grãos produzidos. São mudanças que estão vindo para propiciar uma revolução de qualidade nesses produtos a partir de 2022.” – Wander Magalhães, gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora.

“Estamos entusiasmados com o Dia de Campo em parceria com a EPAMIG, pois levaremos tecnologia de ponta para os produtores da região e do Estado. Em Leopoldina, as estações trabalharão piscicultura de corte e ornamental, levando os melhores resultados de pesquisa da EPAMIG para os produtores. A cadeia é muito forte na região, e estamos levando mais conhecimento para os produtores se profissionalizarem ainda mais ou para servir de impulso àqueles que vislumbram entrar no ramo. Já no segundo tema, café conilon, iremos abordar os inúmeros avanços da cultura na região, e demonstrar aos produtores o potencial que ainda temos para crescer na produção. A EPAMIG tem desenvolvido inúmeras pesquisas na cultura, e esta é a oportunidade para os produtores rurais apreenderem muito conhecimento.” – Marcos Reis, gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa.

“Este evento em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES é mais um que reforça a retomada das atividades presenciais da EPAMIG. Com conteúdo científico e tecnológico, abordaremos assuntos relevantes de forma prática e objetiva. Nosso intuito é compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da atividade agropecuária, valorizar o produtor rural, a pesquisa e todos os envolvidos nas atividades deste setor.” – Fábio Tancredi, pesquisador EPAMIG.

Programação

8h30 às 9h
1ª Rodada – Estação Piscicultura de Corte
Alimentação e Manejo
Alexmiliano Voguel de Oliveira (pesquisador da EPAMIG Sudeste) e Thiago Archangelo Freato (pesquisador da EPAMIG Centro-Oeste)

9h às 9h30
2ª Rodada – Estação Piscicultura Ornamental
Reprodução e Manejo
Gabriel Miranda (instrutor Sistema FAEMG/SENAR/INAES)

9h30 às 10h
Café

10h às 10h30
Deslocamentos

10h30 às 11h
3ª Rodada – Estação Café Conilon
Manejo e Poda
Waldênia de Melo Moura (pesquisadora da EPAMIG Sudeste)

11h às 11h30
4ª Rodada – Estação Café Conilon
Implantação e Manejo
Kaio Dias Braga (instrutor Sistema FAEMG/SENAR/INAES)

11h30 às 12h
Encerramento

Quem tiver interesse em participar, basta entrar em contato com o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Leopoldina, Fabiano Lopes Barbosa, pelo telefone (32) 99931-4242. O evento conta com o apoio do Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG.

Lembrando que o evento seguirá todas as exigências dos órgãos municipais a respeito dos cuidados quanto à saúde e à segurança dos participantes em tempos de pandemia da Covid-19.

Fonte: Senar MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo