Eleitores de Espera Feliz voltam às urnas neste domingo

Neste domingo (13), os eleitores de Espera Feliz (303ª Zona Eleitoral, de Espera Feliz) e Campestre (222ª Zona Eleitoral, de Poços de Caldas) voltam às urnas para eleger prefeitos e vice das cidades. A votação ocorrerá das 7h às 17h.

Em Espera Feliz a nova eleição foi marcada em razão do falecimento do prefeito eleito e da renúncia do vice-prefeito. Já em Campestre, as eleições de 2020 foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido.

Devido ao cenário de persistência da pandemia de covid-19, o TSE determinou, por meio da Portaria nº 62/2021, a aplicação às eleições suplementares das regras excepcionais previstas para as eleições ordinárias. Entre os procedimentos a serem observados, estão a dispensa de identificação biométrica das eleitoras e eleitores, uso obrigatório de máscaras nos locais de votação e horário de funcionamento das seções eleitorais (das 7h às 17h), com preferência para pessoas acima de 60 anos das 7h às 10h. Todas as medidas de prevenção estão descritas no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais 2020.

O Disque-Eleitor (148) estará de plantão neste domingo, atendendo das 7h às 17h.

Espera Feliz

Serão 17.033 eleitoras e eleitores de Espera Feliz (Zona da Mata) que voltarão às urnas no domingo. São três chapas concorrendo: Adrian Carlos Oliveira Silva (PDT), vice José Francisco Ferraz (PDT), pela Coligação “O Sonho Não Acabou” (PDT/PSL/PRTB/PATRIOTA); Bartholomeu Lopes Miranda e sua vice, Queila Miranda Alarcão, que disputam a eleição pelo PSB; e Oziel Gomes da Silva, vice Edson Francisco Simião, que são candidatos pelo PSD.

No município, o novo pleito ocorre por uma causa não eleitoral, decorrente da dupla vacância no Executivo municipal. O prefeito eleito Maurélio Carlos da Silva faleceu em 31 de dezembro de 2020 e o vice-prefeito, Rafael Peixoto Moraes, que havia sido empossado como chefe do Executivo, renunciou ao mandato em 08 de janeiro de 2021.

O município tem 51 seções eleitorais, distribuídas por 17 locais de votação. Serão utilizadas 51 urnas eletrônicas e 11 de contingência. Estão convocados 204 mesários para organizar a votação.

Campestre

O município do Sul de Minas tem 16.724 pessoas aptas a votar no domingo para escolher entre dois candidatos: Marco Antônio Messias Franco (DEM), vice Zenun Elias Jorge Zenun (DEM), pela Coligação “Construindo Uma Nova História” (PTB/MDB/PSB/DEM); e Rafael Cássio dos Santos (PV), vice Juliana Ipólita Nogueira Franco (PV), pela Coligação “Vontade Popular” (PV/ PSDB/ PSD).

Em Campestre, o candidato a prefeito mais votado em 2020, Nivaldo Donizete Muniz (Coligação PSDB/PV/PSD), teve seu registro impugnado e indeferido pelo TSE em razão de condenação em ação de improbidade administrativa (leia a notícia). A inelegibilidade que ensejou o indeferimento é a do art. 1º, inciso I, alínea l, da Lei Complementar nº 64/1990.

O município tem 51 seções eleitorais, distribuídas por 11 locais de votação. Serão utilizadas 51 urnas eletrônicas e mais 11 de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, estão convocados para trabalhar 204 mesários.

Confira as principais datas

13/1/2021 – data limite para o eleitor estar inscrito no cadastro eleitor e poder votar nas eleições suplementar;

17/6/2021 – último dia para os candidatos apresentarem a prestação de contas de campanha;

1º/7/2021 – data limite para a diplomação dos eleitos (data da posse é de responsabilidade do Legislativo municipal);

12/8/2021 – prazo final para eleitor faltoso justificar o voto.

Confira todas as datas referentes ao processo eleitoral nos pleitos suplementares de domingo: Calendário das eleições em Campestre e Espera Feliz.

Outras eleições suplementares

Além dos dois municípios que voltam às urnas neste domingo, outros três já têm eleições marcadas para escolher prefeito e vice: São Gonçalo do Sapucaí (4 de julho); Antônio Carlos e Ibertioga (1º de agosto).

Fonte: TRE-MG


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo