Equipe de Manhuaçu na final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Guia Muriaé no WhatsApp

Alunos do Curso Técnico em Floresta da Rede e-TEC Senar Minas, estão entre as 10 finalistas da 13ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). que acontece de 19 a 22 de junho, em Barretos.

Os finalistas do Polo de Manhuaçu disputam a competição na modalidade subsequente e estarão acompanhados de colegas do Curso Técnico em Zootecnia dos Polos de Barbacena e Conselheiro Lafaiete. Os alunos passaram pela etapa virtual concorrendo com centenas de equipes de todo o Brasil e agora se preparam, com aulas teóricas e práticas, para a final da competição.

A orientadora das equipes de Manhuaçu e Barbacena, Vilma Matias destacou que incentivar os alunos a participarem da OBAP, vai além das possibilidades de vencer. “É uma oportunidade de reforçar a importância do trabalho em equipe e da busca por conhecimento”.

Vilma também salientou que a dedicação dos estudantes ganha força com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Manhuaçu e Barbacena e da Coordenadoria de Educação Formal do Sistema Faemg Senar. “Estamos organizando a melhor estratégia para execução das provas presenciais, cientes de que chegar até aqui já transmite o esforço das equipes”.

Participando da fase final pelo terceiro ano consecutivo, o orientador da equipe de Conselheiro Lafaiete, Kelsen Nether, diz que essa é uma experiência gratificante, que aumenta ainda mais a motivação para continuar o trabalho na docência. “É empolgante acompanhar o empenho e dedicação dos participantes, que buscam se aprofundar nos conhecimentos sobre o setor agropecuário”.

A gerente de educação formal do Sistema Faemg Senar, Tercia Almeida, destaca que a classificação de três equipes para a fase final da OBAP, juntamente com a participação de estudantes da rede nas três últimas finais da olimpíada, demonstra o bom aproveitamento do ensino pelos alunos.

“Buscamos preparar os alunos para o mercado de trabalho, focando nas diversificadas atividades do meio rural. Essas classificações reforçam a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Tércia, expressando seu orgulho pelos resultados da Formação Técnica do Senar.

Finalistas focados

Todos os estudantes estão unidos e motivados para a segunda etapa da OBAP. Laura Sayda, compõe a equipe “Os Reflorestadores”, do Polo de Manhuaçu, junto aos estudantes Andrea Alves e Igor Gomes. Ela afirma que a experiência de participar da OBAP tem sido enriquecedora para todos. “Estamos extremamente felizes por termos conseguido passar para a fase presencial. A sensação é indescritível!”

A estudante diz ainda que a equipe está se dedicando ao máximo para alcançar o melhor resultado possível. E que eles tem um motivo especial para isso. “A vontade de mostrar a força do SENAR a nível nacional. Estamos trabalhando duro para representar nossa instituição”.

A determinação para enfrentar os próximos desafios da olimpíada também está presente na equipe Lepecid, do Polo Barbacena, formada pelos estudantes Guilherme Costa, Pablo Justo e Matheus Valois. Matheus garante que a competição já deixou grandes ensinamentos.

“Além de testarmos os nossos conhecimentos, testamos também nossa amizade, nosso empenho e dedicação em busca dos sonhos e objetivos”. O jovem também destacou que a qualidade do curso e o acolhimento do Sindicato Rural de Barbacena “são fundamentais nesse processo”.

A equipe SENAR MG Lafaiete, do Polo de Conselheiro Lafaiete, formada por Janilda Fonseca, Mário Resende e Wanderley Silva, não tinha grandes expectativas de se classificar. Eles disseram que entraram na competição para buscar conhecimentos e, de brinde, conseguiram chegar à fase final.

“Para nós a participação numa competição nacional é importante, pois nos põe em contato com diversos conteúdos e práticas que não fazem parte da nossa grade de formação”, contou Wanderley Silva. Janilda Fonseca diz que desde que se inscreveu no curso e ficou sabendo da OBAP, teve interesse em participar. Para ela, estar na final já é um grande prêmio. “Com a participação, conseguimos agregar mais conhecimento e abrir mais nossa mente”, complementou.

Sobre a OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é destinada a estudantes de cursos técnicos, nas modalidades integrado/concomitante e subsequente. Realizada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a competição incentiva a participação de jovens em atividades de iniciação científica, promove o intercâmbio de conhecimentos e técnicas, a proximidade com inovações tecnológicas e o desenvolvimento sustentável em diferentes realidades.
Equipes dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil Senar em Minas Gerais foram finalistas nas duas últimas edições da competição.

Na 11ª OBAP alunos dos Polos de Ensino de Barbacena e Corinto foram campeões. No ano passado, estudantes dos Polos de Viçosa e Alvinópolis conquistaram 2º e 5º lugares na 12ª OBAP.

Fonte: FAEMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo