Escritor de Patrocínio do Muriaé lança novo livro e é destaque no jornal O Tempo

Guia Muriaé no WhatsApp

Nascido em Patrocínio do Muriaé, o escritor Iacyr Anderson faz sucesso no país e exterior. Iarcy é destaque da edição deste sábado (7) do jornal O Tempo, com o lançamento de seu mais recente livro, “Ar de Arestas”.

Marcas da dor em versos e imagens

“A dor é algo crucial e uma temática que costuma chamar a minha atenção. O sentimento de afeto, de desamparo, de orfandade que a trazem foram os principais caminhos que procurei perseguir nessa obra”, conta o autor do livro. “O processo de escravização vindo da dor e a infelicidade de se ser contemplado por seus artifícios e malefícios são trazidos através de simbologias, como a mitologia, por exemplo”, completa Iacyr.

“Ar de Arestas” vai além desse sentimento e trata dos vazios existenciais. Dar sentido à vida é um processo doloroso, na visão de Anderson. “Tentamos sempre preencher nossa existência de sentido. O vazio é a outra face da moeda e pode preceder nossa capacidade de percepção de sentido”, afirma.

Para ilustrar essas sensações, o fotógrafo Ozias Filho editor e organizador dos livros de Iacyr lançados em Portugal – buscou parceria com a coreógrafa Marina Frangioia e seu Laboratório de Movimento e Performance I’Mmoving. As fotos desses movimentos apresentados na capital portuguesa são uma interpretação imagética das sensações transmitidas pela obra. “Trata-se de uma releitura daquelas palavras feita por outras pessoas. Não é exatamente uma transcrição do livro, mas a produção de uma reação, um novo conteúdo a partir das minhas palavras”, conta Anderson. “Já tive obras passadas para a música e outras formas de expressão. Essa é mais uma delas”, observa.

O livro terá lançamento na próxima quinta-feira, dia 12, em Juiz de Fora, aonde o autor reside. O evento no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) contará com exposição de 13 das imagens publicadas no volume. A noite terá ainda a participação de atores do grupo Mezcla. Eles farão uma leitura teatralizada do poema “Ar de Arestas”, com projeção das fotografias estampadas no referido livro.

O premiado escritor já lançou mais de 20 títulos de poesias, além de três de ensaio literário e um de contos e foi publicado em livros e periódicos da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Malta, Suíça, Peru e Portugal.

Agenda

O que. Lançamento do livro “Ar de Arestas”, de Iacyr Anderson
quando. Quinta-feira, 12, às 20h
Onde. Em Juiz de Fora, no Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM, (rua Benjamin Constant, 790,centro)
quanto. Entrada franca

Ficha

“Ar de Arestas”, livro de poemas de Iacyr Anderson de Freitas e fotos de Ozias Filho. Lançamento editoras Escrituras e Funalfa, 79 págs, R$ 30.

Fonte: O Tempo

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo