Fiscalização rígida da Lei Seca será aplicada em Juiz de Fora

Guia Muriaé no WhatsApp

Cerca de 90 representantes do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS-MG) participaram nesta sexta-feira (23.08) do curso de capacitação para expansão da campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida para 12 cidades do interior do Estado. Eles passaram por treinamentos teóricos e práticos para garantir, em seus municípios, o padrão das abordagens realizadas diariamente na capital.

Durante a capacitação, policiais civis e militares e bombeiros militares de Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Contagem, Betim, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberaba, Divinópolis e Lavras, e agentes de trânsito dessas cidades, receberam informações sobre a forma de abordagem dos condutores nas operações, escolha dos locais, função de cada membro da equipe, legislação, ações preventivas e preenchimento dos autos de infrações de trânsito. Nesta sexta-feira à noite os participantes serão divididos em equipes para atuar nas operações do Sou Pela Vida que serão realizadas em pontos estratégicos da capital. Os locais das operações serão divulgados a partir da 22h.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, a expectativa é que com a expansão da Lei Seca para o interior, os números de acidentes de trânsito com vítimas fiquem próximos ou até melhores do que já foi alcançado até este momento em Belo Horizonte. “A redução de 29% no número de acidentes com vítimas fatais e não fatais no primeiro semestre deste ano é algo que deve ser comemorado porque estamos poupando vidas. Assim como nós buscamos a redução dos índices de homicídios dolosos, temos também que ter essa consciência de que os acidentes ceifam vidas prematuramente e trazem sofrimento”, destacou.

O curso, realizado na Academia da Polícia Civil em Belo Horizonte, é coordenado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em conjunto o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Municipal de Belo Horizonte e Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).

No treinamento, os agentes também participaram de um simulado para manuseio e uso do etilômetro. O comandante da Patrulha de Trânsito de Itajubá e responsável pela aplicação da Lei Seca na região, sargento João Dario da Costa Pires, ressaltou que os novos conhecimentos proporcionarão enriquecer as ações que são realizadas na cidade. “Com certeza, o objetivo principal do nosso trabalho que é a preservação da vida será potencializado a partir da ida da campanha Sou pela Vida para Itajubá”.

O delegado de polícia Cesar Augusto Faria Freitas, da Delegacia Regional de Pará de Minas, disse que o envio de equipamentos para o interior é imprescindível e vai melhorar o trabalho de fiscalização das blitze na cidade, mas as campanhas de conscientização e de prevenção, que são as palavras chaves do Sou Pela Vida, serão fundamentais e atingirão um número maior de pessoas e não somente as que são abordadas nas operações.

Para a expansão da Lei Seca para o interior, serão adquiridos vários equipamentos, entre eles, 15 bases móveis, 30 motocicletas, 15 impressoras para boletins instantâneos e cem etilômetros. O valor do investimento previsto para ampliação da Lei Seca em BH e no interior é de R$ 4,9 milhões.

Campanha Sou pela Vida

As ações do “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” são realizadas de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Desde 14 de julho de 2011, mais de 80 mil veículos já foram abordados, resultado em 1.059 crimes de trânsito (condutores com nível de álcool no sangue acima de 0,34 mg/l) e 2.570 infrações de trânsito (condutores com índice de álcool no sangue entre 0,05 e 0,33 mg/l)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seds

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo