Governador visita em Leopoldina a primeira Unidade de Atendimento Integrado Compartilhada instalada no interior

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O governador Romeu Zema cumpriu agendas de trabalho na cidade de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, nesta quinta-feira (17/3). O chefe do Executivo estadual conheceu as instalações da primeira Unidade de Atendimento Integrado Compartilhada (UAI) instalada no interior. No local, ele conversou com moradores que utilizam o serviço da unidade e também com funcionários.


Cerca de 200 mil pessoas de 14 cidades da região são beneficiadas. Na UAI, são oferecidos serviços como emissão da carteira de identidade, prova eletrônica do Detran-MG, entre outros.

O governador destacou a importância da unidade de atendimento para a população, já que facilita o acesso a serviços essenciais. “Fiz questão de ver de perto a UAI Compartilhada de Leopoldina, que é a primeira unidade implantada no interior do estado e que foi idealizada para simplificar o atendimento ao cidadão e aos microempreendedores mineiros. E, conforme relatado aqui, essa unidade já vem rendendo resultados excepcionais”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual também ressaltou o desejo de ampliar os serviços prestados nas unidades. “Queremos levar mais unidades como essas para outras regiões do Estado, para que o cidadão não tenha que ficar deslocando para tirar uma carteira de identidade, fazer uma prova de legislação ou abrir seu microempreendimento. E queremos agregar muito mais serviços”, disse.

A primeira Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade foi inaugurada em dezembro de 2021. Zema estava acompanhado do prefeito da cidade Pedro Augusto Junqueira, das secretárias de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, além de outras autoridades.

Investimento

A UAI Compartilhada é fruto do convênio de 60 meses entre o Estado e a Prefeitura de Leopoldina, podendo ser prorrogado. Ao longo deste período, o Estado vai repassar R$ 132 mil para a manutenção do sistema, ficando responsável também por organizar o funcionamento, gerenciar as filas e articular com os órgãos dos serviços para atendimento no local.

Já o município assume os custos com implantação e custeio da unidade no valor de R$ 500 mil. O Programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem como objetivo ampliar a capilaridade da rede de atendimento ao cidadão de forma padronizada.

Já há convênios assinados com 14 cidades mineiras para implantação da UAI Compartilha e 26 pedidos de municípios. Até o meio do ano devem ser inauguradas as unidades Três Corações, Araxá e Itajubá.

Fonte: Agência Minas

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