Guiricema realiza parceria para destinação final de lixo hospitalar da cidade

Guia Muriaé no WhatsApp

Já está em plena atividade a parceria realizada entre a Prefeitura de Guiricema junto a Unidade de Tratamento de Resíduos da SerquipMinas, de Ubá. A medida visa enquadrar o município nos novos critérios de separação, coleta e descarte de lixos hospitalares

dos Postos de Saúde, farmácias e laboratórios do município, que agora recebem a destinação final correta por meio de incineração.

Com o investimento o município passa a seguir as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no qual o objetivo é evitar a contaminação dos profissionais da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, assim como do solo. “Materiais hospitalares tem que ser coletado por empresa licenciada e contar com um tratamento diferenciado”, destaca Cesário Júnior dos Santos, secretário de meio ambiente.

Segundo o secretário, diariamente são geradas 12 toneladas de lixo diariamente no município, sendo que 1% a 3% dessa quantidade é produzida nos estabelecimentos de saúde. Desse total, entre 10% a 25% representam risco à saúde. Com a destinação correta do resíduo é possível também reduzir a possibilidade de contaminação do lixo comum. “O mau gerenciamento desses resíduos pode trazer danos à saúde pública e ao meio ambiente. Dessa forma estamos realizando medidas para evitar possíveis transtornos”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Guiricema

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo