Hemominas inaugura posto avançado para doação de sangue em Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta quinta-feira (22/12), a Fundação Hemominas inaugurou o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Viçosa, na Zona da Mata. Localizado no Consórcio Intermunicipal de Saú de da microrregião de Viçosa, Rua José dos Santos, 120, bairro Bom Jesus (CISMIV), o Pace é uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a prefeitura municipal.


Durante a inauguração, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou o trabalho coletivo como principal instrumento para a realização do Pace.

“Esta inauguração só é possível graças a várias pessoas que se envolveram em todo o processo”. Baccheretti salientou, ainda, que a Hemominas é o melhor hemocentro do país e conta com tecnologia de ponta. Entre as inovações, distinguiu o processo de inativação de patógenos, técnica que reduz a transmissão de doenças via transfusão de sangue e que, no Brasil, apenas a fundação aplica.

Presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi apontou o quanto é importante estar cada vez mais perto das pessoas, uma vez que, quanto melhor a qualidade do serviço prestado, bem como a facilidade de acesso, maior a chance de garantir a presença frequente dos doadores. Em seguida, a presidente convidou todos os profissionais que atuarão no Pace a receberem os cumprimentos e agradecimentos, devido à importância de cada um para a eficiência dos trabalhos disponibilizados à população.

Já o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, agradeceu a todos os envolvidos na implantação do Pace e falou sobre a importância da persistência para alcançar os objetivos. Referiu-se, ainda, à experiência de um amigo que recebeu transfusão de sangue e está saudável, graças à solidariedade dos doadores voluntários.

Também o secretário municipal de saúde, Rainério Rodrigues Fontes, agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado de Minas Gerais e da Fundação Hemominas, além da Prefeitura Municipal de Viçosa.

Impossibilitado de comparecer à solenidade, o governador Romeu Zema agradeceu aos envolvidos por vídeo e destacou a importância da doação voluntária de sangue para salvar vidas.

Estrutura 

O Pace de Viçosa, município com mais de 70 mil habitantes, vai, a princípio, funcionar quinzenalmente, às quartas-feiras, das 7h às 11h30, a partir do dia 25/1/2023 para atendimento aos candidatos à doação de sangue. Previsão é atender 40 candidatos à doação por dia de coleta. O novo Pace está vinculado ao Hemonúcleo de Ponte Nova, também localizado na Zona da Mata mineira.

O Pace tem estrutura semelhante a de uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários predefinidos, duas ou quatro vezes por mês.

A modalidade de realização de coleta é realizada por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a prefeitura / secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo