Homem que ateou fogo em crianças disse que daria um “presente a família”

Guia Muriaé no WhatsApp

A tragéida ocorrida na manhã desta quinta-feira (5), no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, deixou cinco mortos, sendo quatro crianças e um vigia.

A Polícia Civil informou que foram necropsiados e liberados os corpos de quatro crianças e um adulto. As crianças são: Juan Pablo Cruz dos Santos, Luiz David Carlos Rodrigues, Ruan Miguel Soares Silva e Ana Clara Ferreira Silva, todas de 4 anos, além do autor do crime, o vigia Damião Soares dos Santos (foto), de 50 anos, conhecido como “Damião Picolé”, que teria sido demitido da creche recentemente.

Segundo as investigações, o crime foi premeditado e, através de diligências, foram encontrados na residência do autor galões com combustível. Também foi apurado que Damião marcou simbolicamente a data, pois há três anos seu pai faleceu. Ele também disse à família, na última terça-feira (3), que daria um presente a todos, se matando em breve. As investigações também apuraram que ele tinha problemas mentais e era obcecado por crianças.

Governador visita familiares e vítimas da tragédia

O governador Fernando Pimentel visitou hoje as vítimas e familiares dos atingidos pela tragédia, que resultou em mortes e ferimentos em crianças e adultos. O governador esteve nos hospitais Fundação Assistência Social (Fundajan) e Regional de Janaúba, para onde as vítimas foram levadas, para prestar solidariedade e assegurar o empenho do governo “em ajudar naquilo que for possível”.

Fernando Pimentel destacou a rapidez com que as equipes médicas e voluntários de toda a região se mobilizaram, fazendo de tudo para ajudar e salvar vidas. “Infelizmente, os óbitos que ocorreram lá no local não tiveram como ser evitados. Mas esses que foram socorridos, as crianças e os adultos também, nós estamos com muita esperança de que todos sobrevivaml”, afirmou, dizendo que Janaúba vive uma tragédia. “Não tem outra palavra para descrever isso”, afirmou.

No Hospital Fundajan foi instalado um posto de comando emergencial para alinhar todos os órgãos públicos envolvidos. Todas as forças de Saúde Pública e de segurança do Estado – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – estão mobilizadas, desde a manhã, nas operações de resgate e salvamento. Por determinação do governador, a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais montaram uma operação especial para receber as vítimas, tanto em hospitais na região quanto no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Toda a estrutura necessária, o que inclui aeronaves, veículos e demais equipamentos públicos, também mobilizada. Fernando Pimentel decretou luto oficial por três dias em todo o Estado.

A presidente do Servas, Carolina Pimentel, também foi para Janaúba para coordenar as ações de assistência social junto às famílias das vítimas, especialmente, aquelas que precisam ser deslocadas para hospitais de outras cidades.

Também estavam presentes o secretário de Governo, Odair Cunha, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cláudio Roberto de Souza, o chefe da Polícia Civil, delegado João Octacílio Silva Neto, e o diretor geral do Idene, Gustavo Xavier.

Luto oficial

O governador Fernando Pimentel decretou luto oficial de três dias no estado em razão da tragédia ocorrida no município de Janaúba.

Todas as forças de Saúde Pública e de segurança do Estado – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – estão mobilizadas, desde a manhã de hoje, nas operações de resgate e salvamento. Um posto de comando emergencial foi instalado no local para alinhar todos os esforços dos órgãos públicos envolvidos.

Fonte: PCMG / Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo