Home / Notícias / Região / Inscrições abertas para o 2º Simpósio Cataguasense de Autismo

Inscrições abertas para o 2º Simpósio Cataguasense de Autismo

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo dos Amigos Autistas de Cataguases (GAAC) realiza o Simpósio Cataguasense de Autismo, uma síndrome que hoje atinge mais de 2 milhões de brasileiros e no mundo mais de 70 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aprofundar a discussão sobre o autismo com apresentação de casos práticos e visão do cenário atual e discutir as práticas adotadas e expectativas de desenvolvimento futuro para os autistas são os objetivos principais do encontro.

Este ano, serão oito dias de programação, que vai de 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a 9 de abril, no Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM), em Cataguases.




A semana começa com um evento de mobilização no sábado, 02 de abril, na Praça Rui Barbosa, em Cataguases, com caminhada entre outras festividades. De 4 a 7 de abril, será realizado um ciclo de palestras com profissionais da região. Sempre no período noturno. E nos dias 08 e 09, acontece, durante todo o dia, o II Simpósio unindo especialistas de várias localidades e com experiências diversas, enriquecendo o encontro.

“Temos como objetivo principal disseminar a ideia de que a informação é o melhor caminho para a quebra de paradigmas e do preconceito. Nossa história começou diante da dificuldade de inclusão escolar da minha filha e do tratamento especializado para o autismo aqui na região. Na vivência diária com outros pais, percebemos a necessidade de informação sobre o assunto. Precisamos alertar nossos profissionais de saúde o quanto é determinante o diagnóstico precoce; e que os profissionais de educação se conscientizem de que o processo de inclusão é complexo, mas o sucesso depende apenas de vontade e capacitação”, comenta uma das organizadoras do evento e fundadora do GAAC, Fernanda Vidal Magalhães, mãe da Lara de sete anos com autismo.

A professora e terapeuta especializada em Autismo, Priscila Machado, acredita que “a falta de informação alimenta o preconceito. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Crianças e adultos especiais são capazes de superar seus limites e ter todas as suas potencialidades plenamente desenvolvidas”.




O GAAC, criado em 2014, é formado por pais de crianças autistas que se reúnem mensalmente para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos.

Para contribuir com o evento que é gratuito e aberto ao público, o GAAC está com um ponto de vendas de camisas com a frase AUTISMO mais informação menos preconceito.




As inscrições podem ser feitas pelo site https://gaac.vpeventos.com.

As vagas são limitadas.

Fonte: GAAC

Confira também

Homem é preso após furto de cabos de cobre em igreja em Cataguases

Um homem de 30 anos foi preso, na madrugada deste sábado (21), pelo crime de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *