Inscrições para o Pism e vestibular de Música da UFJF começaram nesta segunda-feira

Guia Muriaé no WhatsApp

A Universidade Federal de Juiz de Fora abre nesta segunda-feira, 18 de julho, a partir das 15h, as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. São oferecidas 2.263 vagas em 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares.

Inscrições devem ser feitas pela Área do Candidato.

As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023 e as inscrições para os módulos I (triênio 2022-2024), II (triênio 2021-2023) e III (triênio 2020-2022) devem ser feitas até às 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente on-line, na Área do Candidato.

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

Neste ano, o Conselho Superior (Consu) da UFJF suspendeu a oferta de vagas para ingresso no curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares para reduzir o represamento de turmas que precisam passar por disciplinas práticas em decorrência da pandemia.

Inscrições on-line

Para o Pism 2023, todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

O candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição a partir das 15h do dia 18 de julho até as 15h do dia 5 de agosto, por meio do site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especial para realizar as provas também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa.

O prazo para solicitação do atendimento especial e para uso do nome social é das 15h do dia 18 de julho até as 18h do dia 5 de setembro de 2022, impreterivelmente.

Edital em Libras

Para promover uma maior inclusão e acessibilidade durante o processo do Pism 2023, a Copese divulgou nesta edição um edital resumido do vestibular seriado em Libras. Para ter acesso, basta clicar neste link.
Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro de 2022 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Habilidade específica

Após a retificação, os candidatos ao curso de Música devem fazer provas de habilidade específica de maneira presencial. As datas, bem como o conteúdo programático das avaliações, os cronogramas de resultados e para recursos estão disponíveis no edital.

Resultados

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos Módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

Vestibular de Música

Para o processo seletivo são oferecidas 35 vagas para os cursos de bacharelado e licenciatura em Música. As inscrições também começam às 15h do dia 18 de julho e terminam 5 de setembro, às 18h. As graduações oferecem habilitação em canto; flauta transversal; piano; violão; violino; violoncelo; composição (somente bacharelado); cravo; e educação musical escolar (somente licenciatura).

Confira o edital.

O valor da taxa é de R$ 90, havendo previsão de isenção em caso de conformidade com as especificações do item 5 do edital. A isenção de taxa deve ser pedida no ato de inscrição, entretanto, é preciso que seja feita até o dia 5 de agosto e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 do mesmo mês, a partir das 15h, no site da Copese.

Cronogramas sobre conteúdos programáticos, datas de provas, recursos e resultados podem ser encontrados no edital.

Outras informações: [email protected]

Fonte: UFJF

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo