Jovens de Ponte Nova recebem capacitação especial em pecuária leiteira

Guia Muriaé no WhatsApp

Programa de Aprimoramento do Jovem Produtor de Leite visa fortalecer a pecuária leiteira

Estimular a atuação e permanência de jovens rurais na pecuária leiteira. Esse é o objetivo do Programa de Aprimoramento do Jovem Produtor de Leite (PAJ), no município de Ponte Nova, Zona da Mata mineira. A iniciativa é desenvolvida em parceria pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e a empresa Laticínio Porto Alegre.

Segundo o extensionista da Emater-MG, Manoel Lúcio Pontes Morais, o programa surgiu após a redução de mão de obra e falta de planejamento da atividade, o que pode comprometer o desenvolvimento do setor no município. A proposta é a capacitação de jovens rurais, visando estimular a permanência deles no campo, a socialização de informações técnicas, o aprimoramento dos sistemas de produção e a estruturação de projetos produtivos na pecuária leiteira.

O treinamento, que será concluído neste mês de junho, capacitará 12 jovens rurais. São 40 horas de duração, sendo 16 horas de teoria e o restante de aulas práticas. Serão abordados temas, como planejamento da exploração leiteira, manejo da alimentação, escrituração zootécnica e análise de indicadores, manejo da ordenha, formação e recuperação de pastagens.

A preparação do conteúdo técnico é de responsabilidade da Emater-MG. A Empresa também emitirá o certificado de participação dos alunos. O treinamento está sendo realizado na Fazenda Experimental da Epamig, em Ponte Nova. O Laticínio Porto Alegre cuidará de toda a logística para a realização do curso. Para Manoel Morais, a capacitação irá “oportunizar aos jovens filhos de produtores de leite o conhecimento das boas práticas de produção para que eles permaneçam na atividade de forma aprimorada e sustentável”.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo