Juiz de Fora: PCMG e CDL firmam parceria em prol da campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

O lançamento da iniciativa ocorre na próxima quinta-feira (31/3), na cidade. A campanha foi instituída pela Lei nº 14.188, de 2021, e consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora firmaram parceria em prol da campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. As informações e detalhes referentes à campanha serão difundidos durante lançamento da iniciativa, que ocorre às 9h, na próxima quinta-feira (31/3), no auditório da CDL.

A campanha foi instituída pela Lei nº 14.188, de 2021, e consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência. Para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência apresente um “X”, preferencialmente na cor vermelha, na palma da mão em estabelecimentos comerciais. A partir do sinal, o funcionário do local solicita os dados da vítima e aciona a polícia.

Canais de Denúncia

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que todo tipo de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro de ocorrência pode ser feito na unidade policial mais próxima ou, ainda, pela Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br), nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas. Por meio da plataforma digital, as vítimas ainda podem solicitar a medida protetiva enquanto estiverem fazendo o registro. Denúncias também são recebidas pelo Ligue 180.

Também é aliado no enfrentamento da violência doméstica, o aplicativo MG Mulher. O app permite à usuária criar uma rede de contatos, que pode ser acionada em situação de perigo. Dessa forma, familiares e amigos podem ajudá-la ou acionar a polícia em caso de pedido de socorro. O aplicativo ainda reúne endereços e telefones de unidades policiais mais próximas, bem como instituições de apoio, além de diversos conteúdos sobre o tema.

Confira também no site da PCMG, em https://www.policiacivil.mg.gov.br/, em “Cartilhas da PCMG”, o “Manual Básico de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher — Estadual- Interior”.

Fonte: PCMG

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo