Juiz de Fora: Polícia Civil apura 22 denúncias envolvendo idosos durante operação Virtude

Fiscalizações em residências e instituições de longa permanência não identificaram casos de maus-tratos ou outras irregularidades

Guia Muriaé no WhatsApp

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Juiz de Fora, na Zona da Mata, realizou nesta terça-feira (23/6) levantamentos para apurar 22 denúncias de possíveis situações de violência contra pessoas idosas no contexto da operação Virtude.

As ações ocorreram nas regiões Norte, Sul e Leste da cidade, além de duas fiscalizações realizadas no município de Chácara. As equipes vistoriaram residências particulares e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para verificar denúncias relacionadas a maus-tratos, abandono e outras violações de direitos.

PUBLICIDADE

Ao final dos trabalhos, nenhuma irregularidade foi constatada. Segundo o delegado responsável pela ação, Rodolfo Rolli, o resultado é considerado positivo. “O fato de não encontrarmos situações de maus-tratos ou irregularidades no acolhimento dos idosos demonstra que as denúncias verificadas não se confirmaram durante os procedimentos, o que representa um aspecto favorável para a proteção dessa população”, destacou.

O delegado também alertou para os impactos provocados por denúncias falsas encaminhadas aos órgãos competentes. “Infelizmente, ainda registramos casos de pessoas que utilizam um canal tão importante como o Disque 100 para realizar denúncias falsas, motivadas por vingança ou desentendimentos entre vizinhos e familiares. Além de configurar crime, essa prática mobiliza desnecessariamente as forças de segurança e pode comprometer o atendimento de situações que realmente exijam intervenção imediata”, ressaltou Rolli.

PUBLICIDADE

Operação Virtude

Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação Virtude reúne forças de segurança de todo o país para intensificar o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A iniciativa inclui ações preventivas, fiscalizações, apuração de denúncias e atividades de conscientização voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e à garantia dos direitos desse público.

PUBLICIDADE

Em Juiz de Fora, a PCMG mantém o acompanhamento contínuo das denúncias recebidas pelo Núcleo de Proteção à Pessoa Idosa, realizando verificações sempre que houver indícios de violência ou de violação de direitos.

Fonte: PCMG

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook | Instagram | Google | Telegram | Threads | TikTok | Twitter | YouTube | WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos, somos referência na cobertura jornalística de Muriaé e região, levando informação com seriedade, credibilidade e compromisso com o leitor. Nossa cobertura vai muito além das notícias policiais. Diariamente, você encontra as principais informações sobre política, saúde, concursos públicos, vagas de emprego, esportes, entretenimento e os acontecimentos que movimentam a região. Nosso compromisso é manter você bem informado, com atualizações diárias e conteúdo de qualidade, sempre buscando os fatos que realmente importam para a comunidade. Muriaé e região bem informadas, todos os dias.

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo