Juiz de Fora recebe os cursos do Capacita Suas

Guia Muriaé no WhatsApp

Juiz de Fora recebe pela primeira vez os cursos do Programa Capacita Suas, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A aula inaugural dos cursos “Gestão Orçamentária e Financeira do Suas” e “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas” será ministrada no dia 21 de novembro, pela superintendente de Política de Trabalho e Emprego, Léa Braga, às 9 horas, no Instituto Metodista Granbery.

“Neste segundo semestre, o Capacita Suas é uma das ações mais importantes da Sedese. Todo o corpo dirigente está envolvido nas aulas inaugurais. Queremos também escutar e nos aproximar dos municípios, saber qual é a avaliação dessa proposta de capacitação. É a primeira vez que Minas Gerais faz o Capacita Suas de forma descentralizada, levando as universidades próximas aos municípios”, afirma a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha.

Em novembro, quarto mês de execução do Capacita Suas, além do polo de Juiz de Fora, estão sendo abertas novas turmas nos polos de Timóteo, Curvelo, Uberaba, São João Del Rei, Montes Claros, Governador Valadares, Ituiutaba, Salinas, Teófilo Otoni e Uberlândia, com um total de 1.256 vagas.

Em Juiz de Fora foram formadas duas turmas de 44 alunos cada, dos cursos de “Gestão Orçamentária e Financeira do Suas” e de “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”, com início previsto para 21 de novembro, e outras duas turmas de cada curso, com início em 28 de novembro. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração, e é dedicado aos trabalhadores e gestores do Suas e conselheiros da assistência social.

As vagas do polo de Juiz de Fora são dedicadas aos municípios de Abre Campo, Acaiaca, Alagoa, Além Paraíba, Amparo da Serra, Andrelândia, Aracitaba, Arantina, Araponga, Argirita, Astolfo Dutra, Barra Longa, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bocaína de Minas, Bom Jardim de Minas, Cajuri, Canaã, Carvalhos, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Diogo de Vasconcelos, Divinésia, Dom Silvério, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ewbank da Câmara, Goianá, Guaraciaba, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Jequeri, Liberdade, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Olaria, Oliveira Fortes, Oratórios, Paiva, Passa Vinte, Paula Candido, Pedra do Anta, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Piedade de Ponte Nova, Piraúba, Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Santa Barbara do Monte Verde, Santa Cruz do Escalvado, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santo Antonio do Aventureiro, Santos Dumont, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Miguel do Anta, São Sebastião do Rio Verde, Senador Cortes Sericita, Seritinga, Serranos, Silveirania, Simão Pereira, Tabuleiro, Teixeiras, Tocantins, Ubá, Urucânia, Viçosa e Visconde do Rio Branco além do município sede.

Em agosto, a Sedese abriu 12 turmas, com 470 vagas, em oito polos de capacitação (Paracatu, Varginha, Araçuaí, Patos de Minas, Poços de Caldas, Almenara, Passos e Ituiutaba). Em setembro, foram formadas mais 25 turmas em 12 polos, com 996 vagas (Araçuaí, Paracatu, Varginha, Divinópolis, Passos, Poços de Caldas, São João Del Rei, Almenara, Uberlândia, Salinas, Patos de Minas e Belo Horizonte). Em outubro, os cursos aconteceram em Belo Horizonte, Muriaé, Montes Claros, Timóteo e Teófilo Otoni, com a oferta de 358 novas vagas e a formação de 12 turmas.

Somente nesta primeira fase do Capacita Suas, o investimento é de mais de R$ 4 milhões, entre recursos federal e estadual. “A nossa expectativa é melhorar a qualidade dos serviços de assistência social em Minas Gerais. Os trabalhadores são a principal tecnologia que o sistema utiliza. A nossa aposta é de que as tecnologias qualificadas, ou seja, os recursos humanos qualificados e bem informados vão gerar melhoria dos serviços, e teremos uma população mais bem protegida”, informa a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque. Até o final do ano, nos dois cursos serão oferecidas 3.496 vagas, em 21 polos de capacitação

Capacita Suas

O Capacita Suas é um programa que funciona em todo o território brasileiro com conteúdos nacionais, e em Minas Gerais foi ajustado à realidade dos municípios e do estado. A questão da gestão financeira, por exemplo, é um conteúdo nacional adaptado às especificidades mineiras. Minas é um dos poucos estados que autorizam a utilização de recursos públicos, por parte da prefeitura, no custeio e investimento.

Já o tema da Proteção Social Básica se justifica pelo caráter preventivo. Os dois cursos configuram duas prioridades do governo estadual: melhorar a gestão financeira e ter ações que façam a prevenção na Assistência Social em Minas Gerais.

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

Em Minas Gerais, o Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do sistema, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas da política pública e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo