Juiz de Fora sedia segunda etapa do Fórum Regional no Território Mata

Guia Muriaé no WhatsApp

A cidade de Juiz de Fora recebe, nesta quarta-feira (5), a segunda etapa do Programa Fóruns Regionais para o Território Mata. O objetivo dessa etapa é apontar os problemas e as necessidades da região por meio do Diagnóstico Territorial. A população, juntamente com movimentos sociais, igrejas, sindicatos e empresários vão decidir quais são as prioridades das 93 cidades que compõem a região. A primeira rodada de discussões também foi em Juiz de Fora, no mês passado.

Para facilitar o levantamento das demandas, os participantes devem preencher o Formulário de Diagnóstico Territorial, que está dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico, Infraestrutura e Logística, Saúde e Proteção Social, Segurança Pública e Educação e Cultura.

Quem recebeu o documento na primeira etapa poderá entregá-lo nesse novo encontro. Vale lembrar que o prazo para submeter sugestões vence nesta quarta-feira, durante a realização da segunda etapa. A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) também vai participar para recolher críticas, elogios, sugestões e reclamações a respeito dos serviços públicos.

O evento está sendo realizado na Faculdade Estácio de Sá, localizada na Avenida João Goulart, 600, bairro Cruzeiro do Sul.

Próximos passos

O próximo passo do programa é finalizar os diagnósticos territoriais e, com eles, construir dois planos essenciais para o futuro de Minas Gerais: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – planejamento de médio prazo da atuação do governo para os próximos quatro anos – e o Plano Mineiro de Desenvolvimento integrado (PMDI), que consolida políticas públicas em longo prazo.

Saiba mais sobre os Fóruns Regionais

Os Fóruns Regionais são um novo modelo de gestão no Estado e foi criado para dar voz à sociedade para que se manifeste em busca de soluções específicas para as diferentes localidades de Minas Gerais. Para isso, o estado foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento e, cada um deles, vai sediar um fórum. Neste primeiro ano, serão levantadas as prioridades das regiões e, a partir de 2016, os encontros servirão como canal de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade civil. As secretarias de Estado de Governo (Segov), Planejamento e Gestão (Seplag) e Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) fazem a coordenação do projeto.

Participação ativa

A proposta dos fóruns consiste em convidar, periodicamente, a população a comparecer às reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, entre outras modalidades de diálogo. Estas participações garantem espaços democráticos para o planejamento das ações do governo a fim de promover desenvolvimento econômico e social. O acompanhamento técnico de todas as etapas fica a cargo do Colegiado Executivo, composto por representantes de órgãos do governo e, em maior número, da sociedade civil. Este colegiado é responsável pelo encaminhamento das demandas levantas nos fóruns.

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo