Justiça cassa o mandato do prefeito de Santana de Cataguases

Guia Muriaé no WhatsApp

O prefeito de Santana de Cataguases, Manuel Luiz Mathias, teve o seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, nesta tarde de quinta-feira (20). Uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que tramita na 79ª Zona Eleitoral teve a sentença proferida pelo Juiz Maurício José Machado Pirozzi. Também foi cassado pela mesma decisão o vice-prefeito, Tatão Thomaz.

No começo da noite, a reportagem do site falou por telefone com o advogado Sirley Garcia Cardoso, que neste processo defende o vice-prefeito. Ele revelou que já nesta sexta-feira, 21, vai entrar com um recurso em Belo Horizonte pedindo a permanência de seu cliente no cargo até o julgamento do processo pelo Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte (Segunda Instância). Sirley contou também que a advogada de Luiz Mathias, Edilene Lobo, também “deverá fazer o mesmo nesta sexta-feira”.

Ano passado, a prefeita Jucélia Baesso e seu vice, também foram cassados por irregularidades praticadas no período eleitoral em 2012. Eles conseguiram uma liminar no TRE-MG que lhes garantiu serem diplomados, empossados e governaram aquele município até 22 de abril de 2013, quando o TRE-MG determinou a posse do então presidente da Câmara Municipal como prefeito interino e marcou a data da nova eleição para 1º de setembro de 2013. Neste pleito Luiz Mathias sagrou-se vencedor por apenas dois votos à frente de seu oponente.

Caso seja confirmada a cassação de Luiz Mathias pelo TRE-MG, o candidato que ficou em segundo lugar na última eleição, o atual presidente da Câmara Municipal de Santana de Cataguases, Gumercindo Augusto de Resende (foto), será diplomado prefeito e assumirá o cargo. Desta vez não haverá outra eleição conforme ocorreu ano passado porque, segundo determina a legislação eleitoral isto somente acontece caso o prefeito destituído tenha conquistado mais de cinquenta por cento dos votos válidos. No caso de Luiz Mathias, ele obteve pouco mais de 49% dos votos válidos.

Fonte: Marcelo Lopes

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo