Minas Gerais tem alerta de onda de calor para os próximos dias e máxima pode chegar a 43ºC

Guia Muriaé no WhatsApp

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta na tarde desta terça-feira (29) por conta de uma onda de calor que deve atingir todas as cidades de Minas Gerais.

O alerta laranja, referente a uma situação meteorológica perigosa que pode trazer risco à saúde, teve início às 12h de hoje e significa que pelo período de 03 até 05 dias poderá ser registrada temperatura 5°C acima da média.

A área de alerta abrange as seguintes regiões do Estado: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Norte de Minas, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaiba e Região Central de Minas.

De acordo com o Climatempo, o calor extremo ainda promete ser o destaque na maior parte do Brasil até o começo de outubro, entre os dias 8 e 9. Até lá, várias cidades do Brasil ainda vão registrar máximas entre 37°C e 43°C.

Além de Minas Gerais, os estados mais afetados pela onda de calor devem ser o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

O Climatempo alerta que fazer 40°C durante a primavera é comum, mas temperaturas em torno de 42°C já não são tão comuns assim. Nos últimos dias, várias cidades já registram valores entre 40 e 42°C.

Além do calor intenso, outra preocupação é o ar seco. A umidade relativa ainda vai ficar abaixo dos 20% por várias áreas da Região Sudeste do país. Algumas cidades destas regiões podem até registrar valores próximos ou abaixo de 12%, o que caracteriza estado de emergência.

Outra preocupação é em relação às queimadas. Esta intensa onda de calor pode favorecer a propagação do fogo no fim desta temporada seca por várias regiões do país.

A previsão é que a onda de calor continue atuando na região até na próxima semana. Uma forte frente fria deve romper essa grande onda de calor em torno do dia 10 de outubro. Só a partir deste dia que a chuva deve entrar de forma mais significativa pelo interior do Brasil

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo