Miraí ganha posto de emissão de carteira de identidade

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O prefeito José Ronaldo Milani e sua equipe de governo participaram, no dia 25 de novembro, da inauguração do posto de emissão de carteira de identidade que a partir de agora estará funcionando diariamente, de segunda a sexta-feira em horário comercial em uma sala anexa à Delegacia de Polícia Civil, com entrada pelo corredor ao lado do prédio policial. Participaram também da solenidade o delegado regional de Polícia Civil, Carlos Eduardo Santos Rodrigues, situado em Leop oldina, o ex-delegado de Miraí, Thiago Soares Marty, e o atual titular da Delegacia Civil da cidade, Vitor César Leite, que assumiu o posto em outubro passado. Também vieram prestigiar a inauguração diversos policiais civis de Leopoldina, além dos policiais lotados na Delegacia de Miraí.

“Foi uma grande conquista para nosso município”, afirmou o prefeito José Ronaldo, lembrando que até agora quem precisava de fazer uma carteira de identidade tinha que se deslocar para outra cidade, como Muriaé por exemplo, arcando não só com o custo da viagem e o tempo de praticamente um dia para conseguir uma carteira de identidade. O delegado regional Carlos Eduardo Santos reforçou as palavras do prefeito enfatizando a importância da cidade ter um posto de emissão de identidade. Também muito emocionado o ex-delegado de Miraí, Thiago Marty, agradeceu a todos os seus colaborados pelo sucesso que foi a sua gestão à frente da Delegacia de Miraí, lembrando que um dos marcos foi a desativação da cadeia da cidade em dezembro de 2014.

A funcionária responsável pela emissão das carteiras de identidade é Amanda Helena Silva da Cunha Fidélis, que antes de assumir o cargo fez de curso de especialização na Academia de Polícia Civil, em Belo Horizonte, órgão que prepara os policiais para o exercício da profissão. Além do conforto de tirar a sua carteira de identidade na sua própria cidade, os miraienses também passam a contar com a emissão no mesmo momento da solicitação, ou seja, vão ao posto e já levam a nova carteira de identidade para casa.

O menor de dezesseis anos deve estar acompanhado de pai ou mãe, ou, na falta desses, de seu representante legal. Já a pessoa com dificuldade de locomoção, por doença ou incapacidade física, pode ser atendida na residência, desde que um familiar maior de dezoito anos compareça ao Posto de Identificação da Polícia Civil portando o atestado médico comprobatório e preencha o requerimento próprio para solicitação. No caso do cidadão hospitalizado, a identificação pode ser requerida pelo Serviço Social da própria Unidade Hospitalar.

O cidadão naturalizado brasileiro, o filho de brasileiro nascido no exterior, o português com igualdade de direitos e o brasileiro casado no exterior, para obtenção da Carteira de Identidade, devem buscar informações junto ao Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais, pelos telefones (31) 3330 1830 e 3330 1831.

Documentos necessários

* 2 fotos 3×4. As fotografias destinadas à Carteira de Identidade, em tamanho 3×4 (três por quatro centímetros) deverão ser recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem com óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador. Serão admissíveis as coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do uso quotidiano do portador;

* Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (no original ou cópia autenticada em Cartório
Certidão de Nascimento com mudança de nome por ordem judicial para reconhecimento de paternidade, adoção ou outro caso;

* Para menores de 16 (dezesseis) anos, o pai, mãe ou responsável legal deve acompanhar o menor com documento oficial com foto que identifique o responsável sem rasuras, avarias ou violação do documento de identificação apresentado. No caso de representante legal que não seja pai ou mãe, deve-se apresentar o termo de guarda do menor (original e cópia);

* Em caso de divórcio, deve ser apresentada a Certidão de Casamento com averbação do mesmo;

* CPF ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, PIS/PASEP originais – o número pode ser incluído na Carteira de Identidade, mediante solicitação.

O serviço para emissão da 1ª via é gratuito. Já a segunda via tem uma taxa de R$ 30,11.

Fonte: PMM

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