MPMG obtém sentença para adequação das equipes de fisioterapia na Casa de Caridade de Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

O Ministério Público de Minas Ger ais (MPMG) conseguiu esta semana a confirmação de liminar obtida em 2022 que obrigou o Hospital São Sebastião de Viçosa, na Zona da Mata, a adotar medidas para a regularização da assistência fisioterapêutica nas suas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adulto e neonatal. Ontem, 19 de junho, a Justiça julgou o mérito da Ação Civil Pública (ACP).


Pela decisão judicial, o hospital, conhecido como Casa de Caridade de Viçosa, fica obrigado a adotar medidas para garantir que as UTIs e neonatais do Hospital São Sebastião sejam dotadas, cada uma delas, de no mínimo, um fisioterapeuta para cada dez leitos, nos turnos manhã, tarde e noite. O serviço deve estar disponível em 18 horas diárias, conforme determina norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Também na sentença foi confirmada a obrigação do hospital na adoção de medidas para garantir que o coordenador de fisioterapia das UTIs seja profissional com título de especialista, conforme estabelecido pelos respectivos conselhos de classe e associações reconhecidas por eles para este fim e por norma da Anvisa.

Irregularidades constatadas

Após manifestação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no MPMG, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Viçosa instaurou procedimento para apurar eventuais irregularidades na assistência fisioterapêutica do Hospital São Sebastião.

A apuração constatou o descumprimento de normas da Anvisa, uma vez que a assistência fisioterapêutica nas UTIs adulto e neonatal ocorria apenas durante 12 horas diárias, com apenas um profissional em cada unidade. Também foi constatada a violação de outra norma que exige coordenador fisioterapeuta com título de especialista.

A partir dessas constatações, o promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca Magalhães propôs a Ação Civil Pública, com pedido liminar, requerendo a adequação do serviço pelo hospital.

Fonte: MPMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo