Operação dos Batalhões PM de Manhuaçu e Muriaé termina com cinco detidos e apreensão de arsenal

Guia Muriaé no WhatsApp

Um farto arsenal com armas, munições, explosivos, coletes balísticos e outros materiais, além de veículos roubados e uma moto, foram apreendidos durante uma operação da Polícia Militar, na região de Ribeirão de São Domingos, zona rural de Santa Margarida. Quatro pessoas foram presas, um menor apreendido e um sexto indivíduo ainda está foragido.

A operação foi desencadeada a partir de informações compartilhadas entre os militares do 11º BPM de Manhuaçu e do 47º BPM de Muriaé e contou com participação de cerca de 80 policiais e de uma aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais. “Desde o fato ocorrido em São João do Manhuaçu com a execução da vítima o Genecir, às margens da BR 116, continuamos em diligências no intuito de localizar os autores e as informações foram chegando e compartilhadas entre o serviço de inteligência do 11º Batalhão e do 47º Batalhão que culminou nesta operação da manhã de quinta-feira, 14/02”, disse tenente-coronel Franco, comandante do 11º BPM.

Com base nas imagens de câmeras de segurança em São João do Manhuaçu, a Polícia Militar identificou um dos suspeitos e a Amarok, que foi roubada em Carangola e utilizava placa falsa, usada no crime de homicídio. “Levantamentos apontaram que o veículo e os suspeitos estavam nesta fazenda, na zona rural de Santa Margarida. Quando foram abordados, os indivíduos reagiram e houve trocas de tiros. Três foram presos naquele instante e dois haviam fugido em meio à lavoura da fazenda”, explica o comandante.

Dentro da fazenda, a Policia Militar localizou uma grande quantidade de armas de vários calibres, colete balístico, diversas munições, material usado para arrombamento de caixas eletrônicos e explosivos. “O quinto elemento foi localizado no meio da lavoura deitado debaixo de pé de café e foi encontrado um revólver calibre 38 próximo a ele. Entregou-se sem esboçar reação e ainda estamos procurando o sexto envolvido”, comenta o comandante do Batalhão de Manhuaçu.

Um helicóptero deu apoio às buscas durante toda a tarde de quinta-feira.

Homicídio

Durante o interrogatório dos envolvidos, constatou-se que Breno Inácio, que está foragido, e José Carlos foram os autores do homicídio em São João do Manhuaçu e as armas utilizadas no crime estavam entre as apreendidas.

No interior de Voyage, quem também é roubado, a PM localizou uma touca ninja e o celular da vítima assassinada com mais de 25 tiros em São João do Manhuaçu, na terça-feira. “Eles estavam nesse Voyage quando forma interceptados pela PM na estrada de São Domingos. Havíamos feito um plano de cerco e bloqueio e uma equipe do serviço de inteligência fazia o acompanhamento do veículo em viatura descaracterizada, foi quando encontraram com as equipes e houve a troca de tiros. O primeiro foi preso naquele momento”, disse o comandante.

Outras três pessoas foram presas também na estrada. Elas estavam na caminhonete Amarok: o proprietário da fazenda, Genimar Gil Alcon, João Carlos Torrentes e Fábio Junior Silva. Nenhum material ilícito foi localizado dentro do veículo.

Arsenal

Já na sede da fazenda, a Polícia Militar se deparou com um grande número de armas de fogo e munições. O caseiro Wanderson Martins Soares informou que estava de posse de uma carabina 44 em sua casa e que estaria guardando para o produtor Genimar Gil. Ele também foi conduzido à delegacia.

Além do armamento, foram localizados no pátio da fazenda vários veículos produtos de roubo: duas picapes, uma Saveiro e uma Strada, esta última tomada de assalto em Carangola; um caminhão tomado de assalto na região de São João do Manhuaçu e, que na época estava carregado com cimento; e uma moto Honda XRE 300, também produto de furto e empregada em diversos crimes em toda a região.

Com a prisão dos suspeitos, a polícia espera desvendar vários crimes de violentos em toda região. “Dois já confessaram a participação no homicídio em São João do Manhuaçu e em diversos outros crimes violentos praticados na área de Muriaé, Fervedouro, Divino, Orizânia, Carangola, Espera Feliz, São João do Manhuaçu e até mesmo em outros estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de outro homicídio no distrito de Ponte Alta, em Espera Feliz”, completa o tenente-coronel Franco.

O tenente-coronel Joedson, comandante do 47º BPM, destacou a importância da participação da comunidade através de informações. “Quando a comunidade colabora e acredita no nosso trabalho o resultado é este, uma quadrilha perigosíssima que não amor ao próximo e nem a eles mesmos foi presa, graças às denuncias e as informações nos passadas pela comunidade”, ressaltou.

Relação de material aprendido:

* Armas de fogo: duas espingardas/escopeta calibre 12; uma submetralhadora calibre 9mm; uma pistola calibre 45; uma pistola calibre 9mm; uma pistola calibre 380; uma carabina calibre 44; um revólver calibre 38; uma arma de pressão calibre 22;

* Explosivos, coletes, munições, carregadores e acessórios para arma de fogo: seis bisnagas de emulsão explosiva, vários detonadores, cordel detonante; um colete a prova de balas; 30 munições intactas calibre 12; 54 munições intactas calibre 38; 48 cartuchos vazios calibre 38; 07 munições intactar calibre 45; um cartucho vazio calibre 45; 09 munições intactar calibre 44; 25 cartuchos vazios calibre 44; uma munição intacta calibre 762; 10 dez cartuchos vazios calibre 762; 41 munições intactos 9mm; um cartucho vazio 9mm; três carregadores de submetralhadora 9mm; um carregador calibre 45; dois carregadores de pistola 9mm; dois carregadores sem definição de calibre; uma coronha de espingarda calibre 12; uma luneta de mira telescópica; uma mira laser adaptada com lanterna para pistolas;

* Materiais diversos: um binóculo; quatro toucas ninja; quatro coldres; lanternas; uma motosserra; sete celulares; R$ 547,00 em dinheiro;

* Veículos apreendidos: Volkswagen Amarok, MPK-9201/MG, roubada em Carangola, com a placa clonada; Fiat Strada Working, PVT -0517/MG, roubada em Carangola em 09/02/19; Honda XRE 300, ORA-9190/MG, roubada em Araponga em 09/05/2018; Ford C2418, HNQ-8011/MG, roubado em São João do Manhuaçu em 17/12/18; Volkswagen Saveiro, PPO-4094/MG, com sinais de adulteração de chassis; Volkswagen Voyage, PVP-0602/MG, roubado em miradouro em 24/10/2018.

* Placas veiculares: duas GHQ-2144; duas PXY-4133; duas OLT-8508.

Fonte: Jailton Pereira / Portal Caparaó

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo