Operação investiga desvio de recursos para combate à Covid-19 em Juiz de Fora, Piraúba e Guiricema

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Regional Zona da Mata) e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, e em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagrou na manhã desta quinta-feira, 22 de outubro, a Operação “Persona”, com o objetivo de apurar desvios de verbas públicas, corrupção, peculato, fraude à licitação e associação criminosa, dentre outros delitos.

As investigações mostram que os investigados vêm, supostamente, aproveitando-se do cenário gerado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), para adquirir máscaras em um contexto simulado, com sérios indícios de desvio de verba pública superior a R$150 mil.

Em ações realizadas em Juiz de Fora, Piraúba e Guiricema – cidades da Zona da Mata Mineira, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão.

Durante as diligências, foram apreendidos cerca de R$43.500,00 na residência de um dos investigados, além de aparelhos celulares, computadores e documentos.

O nome “Persona” faz alusão ao teatro grego, em que os atores usavam máscaras para construir os personagens.

As investigações prosseguem no âmbito do MPMG, visando apurar os possíveis crimes praticados pelos envolvidos, além do envolvimento de terceiros.

A dispensa de licitação, autorizada pelo legislador nos casos de calamidade pública, deve observar rigorosamente a moralidade administrativa, não deixando margem para favorecimento de qualquer natureza, conforme pontuou o promotor de Justiça do Gaeco, Breno Costa da Silva Coelho.

A operação desta quinta-feira contou com o apoio da tropa especializada da PMMG (4ª Cia Ind PE). Participaram também promotores de Justiça, policiais civis e militares, um perito criminal e servidores do MPMG.

Ressalta-se à população que denúncias sobre desvios de dinheiro público podem ser feitas por meio do número 181 (Disque Denúncia), ou da Ouvidoria do MPMG – ligar 127 gratuitamente, ou 31-3330-8409 / 9504, ou acessar o sítio www.mpmp.mp.br.

Fonte: MPMG


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo