Operação Ponto Final mira fraudes no setor de trânsito regional em Ipatinga

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta terça-feira (7/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio do Ministério Público (MPMG), deflagrou a operação Ponto Final para cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão e três ordens de prisão preventiva decorrentes de investigações relacionadas a fraudes ocorridas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Ipatinga, região do Vale do Rio Doce.


O trabalho investigativo apurou fraude envolvendo a transferência de propriedade de veículos clonados e também procedimentos de alteração de dados, de obtenção de segunda via de recibo (Certificado de Registro de Veículos – CRV), entre outros, sem a observância dos trâmites legais exigidos.

Para tanto, foi identificada a prática de crimes de falsificação de documentos públicos, inserção de dados falsos em sistemas de informática do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), falsidade ideológica, violação de sigilo profissional qualificada, receptação qualificada de veículo furtado, coação no curso do processo e associação criminosa.

Alvos

Os levantamentos indicam como suspeitos de participação efetiva no esquema dois despachantes documentalistas e servidores administrativos da Delegacia Regional em Ipatinga, unidade à qual a Ciretran é vinculada, além do possível envolvimento de outros três despachantes documentalistas, de um empregado de estampadora de placas veiculares, de um Centro de Formação de Condutores, de um proprietário de agência de veículo automotores e de terceiros já identificados.

Nesta fase, a Justiça decretou a prisão preventiva de um ex-chefe da Ciretran em Ipatinga e de dois despachantes documentalistas, detidos pelas equipes da Polícia Civil na manhã de hoje. Já nas buscas em residências e nos endereços profissionais dos investigados, foram recolhidos equipamentos eletrônicos, aparelhos celulares, documentos e outros itens que serão objetos de análise em vista do prosseguimento das investigações.

Efetivo

A operação Ponto Final foi coordenada pelos delegados de polícia Augusto Frade e Lívia Athayde e pelo promotor de Justiça Jonas Júnior Linhares Costa Monteiro. Participaram 42 policiais civis das equipes do Núcleo Correcional do 12º Departamento de Polícia Civil e das Delegacias Regionais em Ipatinga, Caratinga e João Monlevade, com colaboração da Corregedoria-Geral da PCMG. Na ação foram empregadas 14 viaturas.

Fonte: PCMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo