Polícia Civil e Receita Federal realizam mapeamento aéreo em apoio à Defesa Civil de JF

Imagens captadas por drone serão utilizadas no georreferenciamento das áreas afetadas pelas chuvas registradas, no fim de fevereiro, em Juiz de Fora.

Guia Muriaé no WhatsApp

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Receita Federal, ao longo da última semana, realizaram o mapeamento aéreo no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O trabalho teve como objetivo produzir imagens destinadas à Defesa Civil, para auxiliar no processo de georreferenciamento de áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região no fim de fevereiro deste ano.

A atividade contou com a utilização de drone de alta performance, equipamento pertencente à Receita Federal, operado de forma integrada por equipes das duas instituições. Por meio da tecnologia, foram captadas imagens detalhadas do município, permitindo a geração de dados geoespaciais que irão subsidiar análises técnicas e ações de planejamento da Defesa Civil.

PUBLICIDADE

Plano de mitigação

As fortes chuvas registradas no último mês provocaram graves impactos em Juiz de Fora e região, resultando em 65 vítimas fatais e deixando cerca de oito mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Nesse contexto, o levantamento aerofotogramétrico se torna uma ferramenta estratégica para apoiar o trabalho dos órgãos responsáveis pela avaliação dos danos e pela definição de medidas de mitigação de riscos e reconstrução.

PUBLICIDADE

Trabalho integração

De acordo com chefe do 4º Departamento em Juiz de Fora, delegado-geral Eurico da Cunha Neto, a atuação integrada da PCMG e Receita Federal ampliou a capacidade de resposta diante do cenário provocado pelas chuvas.

PUBLICIDADE

“A utilização de aeronaves remotamente pilotadas permite obter imagens com alto grau de precisão e abrangência territorial. Esse material será encaminhado à Defesa Civil, contribuindo para o georreferenciamento das áreas afetadas e para o planejamento das ações necessárias diante dos impactos causados pelas chuvas”, reforçou o delegado.

Fonte: PCMG

PUBLICIDADE

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook | Instagram | Google | Telegram | Threads | TikTok | Twitter | YouTube | WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos, somos referência na cobertura jornalística de Muriaé e região, levando informação com seriedade, credibilidade e compromisso com o leitor. Nossa cobertura vai muito além das notícias policiais. Diariamente, você encontra as principais informações sobre política, saúde, concursos públicos, vagas de emprego, esportes, entretenimento e os acontecimentos que movimentam a região. Nosso compromisso é manter você bem informado, com atualizações diárias e conteúdo de qualidade, sempre buscando os fatos que realmente importam para a comunidade. Muriaé e região bem informadas, todos os dias.

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo