Polícia Civil participa do evento “Rua de Direitos” em Juiz de Fora
Instituição ficou responsável pela emissão de carteira de identidade e orientações sobre o documento.
Nesta segunda-feira (12/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) marcou presença na primeira edição do evento “Rua de Direitos”, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A ação, que teve início às 8h, no Parque Halfeld, ofereceu atendimentos gratuitos para pessoas em situação de rua.
Durante o mutirão, a PCMG ficou responsável pela emissão de carteiras de identidade, além de fornecer orientações sobre a importância da documentação civil.
Cidadania
O evento disponibilizou uma variedade de serviços, como a emissão de CPF e certidões, além da atualização do CadÚnico. Os participantes tiveram acesso ainda a atendimentos odontológicos, psicológicos e jurídicos, aferição de pressão, testes rápidos para ISTs e vacinação.
Também foram oferecidos café da manhã e almoço, cortes de cabelo, distribuição de roupas e apresentações culturais. Estima-se que a iniciativa tenha alcançado cerca de mil pessoas ao longo do dia.
Além da PCMG, mais de 30 instituições participaram da mobilização, incluindo a Prefeitura de Juiz de Fora, a Câmara Municipal, universidades, órgãos do Judiciário e organizações da sociedade civil, demonstrando um esforço conjunto em prol da dignidade e dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Rua de Direitos
O evento coincide com o início da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se”, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A campanha “Rua de Direitos”, que se estenderá até 16 de maio, tem como principal objetivo ampliar o acesso à documentação civil e combater o sub-registro.
A ação segue as diretrizes da Resolução 425/2021 do CNJ, que estabelece uma política nacional voltada para a população em situação de rua. O evento integra o programa “Rua do Respeito”, resultado da parceria entre o TJMG, o Ministério Público e o Servas.
Fonte: PCMG