Polícia Civil tem 1ª mediação de conflitos no Núcleo de Atendimento ao Idoso em JF

Guia Muriaé no WhatsApp

Na tarde dessa quinta feira (11), a parceria entre a Polícia Civil e o Poder Judiciário, com apoio da Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM), possibilitou a primeira reunião para mediação de conflitos, realizada na sala de Atendimento Social do Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil em Juiz de Fora.

Três irmãos procuraram a unidade porque estariam insatisfeitos em relação à maneira como alguns dos outros irmãos têm apoiado o pai, de 94 anos, e foram orientados pelo titular do Núcleo, delegado Márcio Savino, a participarem desse encontro. A reunião contou com a presença da supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) de Juiz de Fora, Júlia Delfino Albuquerque, e de duas voluntárias, entre elas, uma psicóloga e uma estagiária de psicologia.

Durante o trabalho, foi marcado um novo encontro, para a próxima semana, com todos os irmãos reunidos, visando um acordo que englobe o interesse de todas as partes e, principalmente, contribua para que o idoso tenha apoio em todas as circunstâncias e se sinta mais feliz. Segundo a coordenadora do Cejus de Juiz de Fora, o objetivo desse processo de mediação é verificar quais os entendimentos dos filhos em relação aos mesmos fatos e sensibilizar as partes da necessidade de resolver as demandas para que o pai viva em um ambiente de harmonia, com qualidade de vida. “E também de sensibilizá-los em relação à responsabilidade que eles têm como filhos”, enfatizou, explicando que há a necessidade da presença de profissionais da área de psicologia, já que, em caso de análise de questões relacionadas ao trato psicológico ou emocional, que possam dificultar o avanço na solução das demandas, um atendimento individualizado pode ser indicado.

Para a delegada regional de Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro, esse processo de mediação é de suma importância, afinal, leva a reflexos de pacificação, de soluções amigáveis de conflitos. O chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Eurico da Cunha Neto, também ressaltou que, com esse trabalho, o Núcleo não se restringe a apenas um espaço para ações da Polícia Judiciária. “Ainda que o idoso procure a unidade com um problema cível ou criminal, será feita essa primeira solução de conflitos. Se não for possível, providências poderão ser tomadas”, concluiu.
Sobre o Núcleo
O Núcleo de Atendimento ao Idoso em Juiz de Fora foi inaugurado no dia 21 de julho e, conforme informações do delegado Márcio Savino, já conta com mais de 80 atendimentos até o momento. A unidade – que tem a atribuição de investigar os crimes previstos no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03) e fiscalizar asilos, centro de abrigos, entre outros – está funcionando no 3º piso do Santa Cruz Shopping, no Centro, em duas salas cedidas ao Estado. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas.

Fonte: PCMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo