Prazo para inscrições em cursos técnicos gratuitos em Minas termina nesta terça-feira

Guia Muriaé no WhatsApp

As inscrições para as vagas remanescentes do Trilhas de Futuro terminam nesta terça-feira, 28 de setembro. Ainda há oportunidades para alguns cursos.

Após realizar a inscrição pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, para garantir a formação é necessário comparecer presencialmente para efetivar a matrícula diretamente na instituição de ensino escolhida até o dia 29 deste mês. Se a inscrição não for efetivada dentro do prazo, o estudante não poderá frequentar as aulas.

Vale lembrar ainda que, nesta etapa, o preenchimento das vagas é por ordem de inscrição. Assim, à medida que são ocupadas por outros candidatos que já concluíram sua inscrição, as oportunidades deixam de constar no site da iniciativa, o www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

O catálogo de cursos é atualizado frequentemente, mas, o candidato deve ficar atento, pois caso consulte a vaga na relação disponibilizada no site, e no momento de fazer a inscrição ela não seja apresentada como opção, é porque já foi ocupada. No dia 4 de outubro, as vagas de eventuais desistentes, ou seja, de candidatos que não efetivarem a matrícula, serão novamente disponibilizadas.

Nova inscrição

É importante destacar que todos os candidatos interessados em uma vaga remanescente devem realizar uma nova inscrição, tanto os que irão fazer o cadastro no sistema do Trilhas pela primeira vez, como aqueles que já participaram da chamada regular do programa e não foram selecionados ou não realizaram a matrícula. Lembramos, ainda, que não serão aceitas inscrições de candidatos que já estão matriculados em dos cursos do Trilhas.

Poderão se inscrever, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.

Vale lembrar também que todas as informações preenchidas no momento da inscrição on-line devem ser comprovadas pessoalmente no ato da matrícula, por isso é muito importante o candidato ficar atento para informar os dados corretos no sistema. Além disso, após confirmada a inscrição, não será possível alterar a escolha. Uma vez com o comprovante de inscrição, a vaga escolhida já estará reservada ao candidato, aguardando apenas a confirmação presencial da matrícula.

A confirmação do candidato como estudante da instituição só ocorrerá após a realização da matrícula e a confirmação por parte da instituição de que houve o quantitativo mínimo de matrículas para funcionamento do curso.

A iniciativa

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, foram ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

Fonte: SEE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo