Prefeitura de Itaperuna realiza encontro para criação de conselho voltado para a pessoa com deficiência

Guia Muriaé no WhatsApp

Durante toda a última quarta-feira (29/05), aconteceu uma capacitação para o fortalecimento da defesa dos direitos da pessoa com deficiência feita pela prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os objetivos do encontro foram capacitar profissionais para a criação de um conselho municipal em Itaperuna e aperfeiçoar o trabalho daqueles que já existem. Todos os municípios da região Noroeste Fluminense foram convidados para participar do treinamento.

Pela manhã aconteceu a solenidade de abertura do da capacitação e compondo a mesa estavam o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão); o vice-prefeito, Denilton Gonçalves Pereira; o secretário municipal de Ação Social, Trabalho e habitação, Marcelo Ferreira da Silva; o presidente da APAE de Itaperuna, Rubens Carvalho; o superintendente de políticas para a pessoa com deficiência e representando o governo de Estado, Márcio Rodrigues e o presidente do Conselho Estadual para Políticas de Integração da Pessoa com Deficiência, Marcos Castilho.

O prefeito de Itaperuna falou do orgulho em conseguir promover um encontro com tanta importância para o município e está empenhado em criar o conselho municipal. “Estamos unidos em um grupo focado, em busca do melhor resultado para cada itaperunense”, reafirmou Alfredão. Ele disse também que é preciso resolver os problemas sociais e organizar para conseguir recursos para Itaperuna, é a melhor forma.

Marcelo, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação, falou da preocupação em promover a emancipação das pessoas com deficiência. A meta inicial é criar o conselho local para intensificar os esforços. “A responsabilidade e o compromisso da gestão do prefeito Alfredo, nos motivam a trabalhar com empenho e assim é preciso uma política estratégica e eficiente para desenvolver programas e projetos que atendam à criança, ao adolescente, jovem, idoso, à toda família”, esclareceu Marcelo.

Ainda durante a abertura, alunos da APAE fizeram uma apresentação coreografa e ensinada pelas professoras, mostrando a importância da diversidade e o respeito e carinho com todos. A solenidade inicial contou ainda com a participação de dois intérpretes da linguagem de sinais, libras, que é visual e incorpora gestos, expressões faciais, movimentos da cabeça e linguagem corporal.

Palestras, oficinas aconteceram na capacitação e grupos de reflexão serão criados para a elaboração de propostas ao município.

Fonte: Prefeitura de Itaperuna

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo