Home / Notícias / Região / Prefeitura de Miracema inicia implantação de plano integrado para destinar adequadamente resíduos sólidos

Prefeitura de Miracema inicia implantação de plano integrado para destinar adequadamente resíduos sólidos

Através de iniciativa da prefeitura de Miracema com parceria da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), o município sai na frente e se destaca na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS). Nesta semana, um encontro que aconteceu nos dias 21 e 23, promoveu discussões sobre as ações que visam gerir adequadamente o lixo gerado pela indústria, comércio, unidades de saúde e demais setores, focando no desenvolvimento sustentável local.

O plano municipal será elaborado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige que as cidades apresentem, neste ano, uma política mais adequada.




Diversas oficinas aconteceram nestes dois dias de evento e foram coordenadas pela bióloga Maria Inês Micichelli e pelo gestor ambiental Frank Araújo. Eles mostraram pontos cruciais da legislação sobre o tema, falaram ainda do significativo impacto ambiental do resíduo vindo de postos de combustíveis, descarte de pilhas e baterias e ainda do material usado no trabalho do campo, entre outros.

A implantação do plano de gerenciamento vai também livrar o município de possíveis cortes no repasse da verba vinda do Governo Federal, contribuindo ainda para o aumento do ICMS Verde e tendo em vista, a médio prazo, a inserção da coleta seletiva na cidade.

Um seminário será apresentado no dia 25 de fevereiro para mostrar a população os pontos definidos e trabalhados até então. Futuramente, haverá uma audiência pública onde será apresentado o plano que precisa ser elaborado em parceria entre o Executivo e Legislativo do município.




Fonte: PMM





Confira também

Prefeitura de Ubá abre processo seletivo

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal de Saúde, torna público a realização de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimentoe o Novo Livre