Presidente e 1º vice-presidente da Firjan visitam indústrias de Itaperuna e Pádua

Ao lado do presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, a comitiva esteve em quatro indústrias dos ramos de mineração, papel e celulosa e panificação para ouvir demandas e buscar soluções

Guia Muriaé no WhatsApp

Em visita ao Noroeste Fluminense nesta quarta (2/8) e quinta-feira (3/8), o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o 1º vice-presidente da federação, Luiz Césio Caetano, estiveram conhecendo mais de perto quatro das maiores indústrias da região: em Itaperuna, a Shop do Pão; e em Pádua, a fabricante de papeis, Copapa, e as pedreiras Raio de Sol e SLV. Ao lado do presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, a comitiva pôde colher informações in loco – e já acionar soluções – sobre reivindicações que poderão melhorar a competitividade das indústrias locais.


Nas fábricas das Raios de Sol e SLV e da Copapa, Eduardo Eugenio ouviu dos empresários as dificuldades com relação a licenciamentos, por parte das pedreiras, e com fornecimento de energia elétrica, por parte da Copapa. Em ambos os casos, o presidente da Firjan intermediou, de imediato, reuniões dos empresários com as autoridades estaduais e federais responsáveis por solucionar os problemas – respectivamente, com a secretaria estadual de Energia e Economia do Mar e com a Agência Nacional de Mineração, do Governo Federal, já para a semana que vem.

Já em Itaperuna, a comitiva esteve na Shop do Pão, uma das maiores indústrias de Alimentos e Bebidas da região. Eduardo Eugenio prometeu tratar da questão da fabricação de embalagens em solo fluminense, pois, embora a resina saia do Rio, os produtos plásticos chegam de outros estados com preços mais competitivos.

“Saio daqui com um orgulho imenso dos empresários do Rio de Janeiro. Foi um prazer ver a produção e o esforço dos empresários locais, alguns que começaram do zero e, com muito esforço e visão empreendedora, criaram algumas das maiores empresas do estado do Rio e até do Brasil”, destacou Eduardo Eugenio.

O 1º vice-presidente, Luiz Césio Caetano, destacou a oportunidade de ouvir mais de perto as demandas e apresentar algumas das soluções oferecidas pela federação. “Pudemos avaliar mais de perto as dificuldades que os empresários locais têm para se desenvolverem. Por outro lado, tivemos a oportunidade de apresentar a eles algumas facilidades que podemos oferecer em prol do desenvolvimento empresarial”, disse Caetano.

O presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, ressaltou a união dos industriais para que as reivindicações sejam atendidas. “Esta visita foi de extrema importância para mostrar nossas forças econômicas e potencialidades, mas revela também a união da Firjan em torno do desenvolvimento econômico e social e das reivindicações necessárias para impulsionar a competitividade dos empresários da região”, disse Hoffmann.

Energia e licenciamento

O sócio proprietário da Raios de Sol e presidente do Sindicato das Indústrias e Extratores de Pedras Gnaisses do Noroeste (Sindgnaisses), Marco Antônio Pinheiro, destacou a agilidade na resolução de questões que afligem o setor. “É de extrema importância termos uma liderança como Eduardo Eugenio junto conosco, conhecendo as empresas e compartilhando nossas dificuldades e vitórias. Tanto que estamos lutando para conseguir mais agilidade no licenciamento das empresas, e o presidente de imediato intermediou uma reunião com Agência Nacional de Mineração para a semana que vem”, disse Marco.

O diretor-presidente da Copapa e conselheiro da Firjan Noroeste, Fernando Pinheiro, também está confiante de que uma solução para o fornecimento de energia seja, enfim, encontrada. “Esta visita foi um marco para a Copapa, que com muita honra recebeu Eduardo Eugenio e Caetano em suas dependências. Ficamos positivamente surpresos com a celeridade com que avançamos na questão da energia para um encontro com o Governo do Estado, e estamos confiantes que poderemos contribuir neste pleito tão importante não só para a Copapa, como para toda a região”, destacou Fernando Pinheiro.

Já o sócio proprietário da Shop do Pão e presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação no Noroeste Fluminense (Sianerj), João Dimas Campos Ramos, enalteceu a vinda do presidente e do 1º vice-presidente e destacou o apoio da Firjan SENAI no crescimento do negócio. “Temos vários funcionários oriundos da Firjan SENAI, e destaco em especial um curso de boas práticas, que deu um grande diferencial na produção. Foi uma motivação a mais receber a comitiva e ver Eduardo e Caetano cada vez mais pertos da indústria do interior”, disse Dimas, que destacou também a expectativa pelo Mercado Livre de Energia, um dos pleitos defendidos pela Firjan.

Visitas também às unidades Firjan SESI SENAI de Pádua e Itaperuna

A comitiva esteve ainda na Firjan SESI SENAI Pádua e Itaperuna, onde visitaram laboratórios e salas de aulas – algumas delas com lotadas com jovens aprendizes em turmas de assistente administrativo, eletricista predial e assistente de logística, recrutados pelas próprias indústrias locais.

Fonte: FIRJAN

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo