Presos integrantes de quadrilha de MG que transportavam drogas do Rio em carros de funerárias e até em cadáveres

Grupo foi alvo de operação em setembro do ano passado. Considerado o número dois na hierarquia do tráfico, um dos presos estava foragido desde 2021

Guia Muriaé no WhatsApp

Policiais civis da 12ª DP (Copacabana) prenderam, nesta segunda-feira (05/02), dois homens e uma mulher que faziam parte de uma organização criminosa de tráfico de drogas de Minas Gerais. A captura ocorreu em Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Os agentes localizaram o grupo após um trabalho de inteligência e cruzamento de informações com a Polícia Federal e com a Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo as investigações, os três presos são responsáveis por gerenciar e executar ordens do líder da organização.

Um deles seria o braço direito do chefe da facção e, também, investigado por diversos homicídios. De acordo com as investigações, ele foi responsável por obrigar comerciantes de Minas Gerais a não abrirem seus estabelecimentos comerciais em represália à morte de um dos integrantes da organização criminosa. A mulher e o terceiro detido, respectivamente irmã e cunhado do líder do tráfico de drogas, negociavam e direcionavam os entorpecentes e a lavagem de dinheiro.

A quadrilha utilizava uma estratégia ousada para o transporte de drogas: carros de funerárias e, surpreendentemente, até mesmo o interior de cadáveres.

Contra os três foram cumpridos mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça de Minas Gerais.

Drogas em carros de funerária

As investigações apontam que o grupo buscava evitar levantar suspeitas durante deslocamentos, utilizando-se de carros funerários como disfarce para o transporte de entorpecentes. Mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra os integrantes da quadrilha, conforme determinação da Justiça mineira.

Um policial de Minas Gerais, em entrevista ao Jornal O Globo, revelou que, até setembro do ano passado, pelo menos outras três apreensões de drogas ocultas em caixões haviam sido realizadas. A ação contra o grupo criminoso foi desencadeada em maio do ano passado, quando um veículo da funerária, com origem em Belo Horizonte, foi abordado pela Polícia Militar em Governador Valadares. Durante a vistoria, foram encontrados 27 tabletes de droga, resultando na prisão de quatro indivíduos.

Outras duas apreensões semelhantes ocorreram em novembro de 2020, na cidade de Ituiutaba (MG), e em novembro de 2022, em Vargem (SP). Nos dois casos, foram apreendidos cerca de 58 kg e 50 kg de drogas, respectivamente.

A ousadia da quadrilha ao utilizar veículos funerários para o transporte ilícito de substâncias entorpecentes destaca a criatividade de grupos criminosos na busca por métodos inusitados para escapar da fiscalização. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e desmantelar completamente essa operação criminosa.

Fonte: PCERJ, com informações do Jornal O Globo

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo