Projeto Rio Pomba Valley forma e contrata profissionais
Em parceria com CNI, SESI, FIEMG, projeto de tecnologia e inovação na Zona da Mata mineira forma sua primeira turma de 40 jovens. Até 2026, Energisa vai capacitar 550 jovens na área de programação e desenvolvimento de software.
É em Cataguases, cidade cheia de histórias para contar, que o futuro brota com um hub de educação digital e empreendedorismo chamado Rio Pomba Valley, projeto do grupo Energisa em parceria com SESI, SENAI, CNI e FIEMG, que oferece cursos na área de tecnologia da informação. O objetivo é oferecer novas oportunidades de crescimento e geração de emprego de qualidade para a região.
Em dezembro de 2022, foram formados 40 profissionais, divididos em desenvolvedores de front end (estrutura, design, conteúdo e desempenho) e de back end (servidor, banco de dados e aplicação).
Na última quinta-feira, 16 de fevereiro, 10 destes profissionais ingressaram na Energisa. Quando entrou no curso, Jéssica Campos estava se formando em administração, mas trabalhava como estagiária na área de tecnologia da Energisa. “O curso foi fundamental para a minha transição para a área de tecnologia. A troca de conhecimentos, o aprendizado de um verdadeiro trabalho em equipe e as noções de diferentes linguagens de programação foram experiências únicas que me deram a oportunidade de conhecer e ingressar em uma nova área de trabalho. Uma iniciativa que tem muito potencial e que continue formando novos profissionais ”, conta ela que foi uma das contratadas.
E não para por aí. A próxima etapa é fomentar a empregabilidade junto às empresas parceiras, como também realizar um processo seletivo para captação de profissionais para áreas de inovação e tecnologia da informação da empresa. Até 2026, está prevista a formação de mais 510 novos profissionais. O objetivo é fomentar a empregabilidade e empreendedorismo, criando um hub tecnológico e de inovação na Zona da Mata Mineira. Com isso, vai se formando em Cataguases um ambiente perfeito para o desenvolvimento tecnológico, retomando as tradições inventivas da região.
A escolha pela Zona da Mata Mineira atende, ao mesmo tempo, a visão de futuro e a história centenária da empresa, que aqui nasceu. Integrante da região, a cidade de Cataguases cresceu junto com a Energisa, considerado o maior grupo nacional privado do setor elétrico no Brasil. Mais de um século depois, o Grupo Energisa aposta na sua estratégia de inovação para dar continuidade à transformação e ao avanço da região.
Fonte: Energisa