Psicultores de Patrocínio do Muriaé e Eugenópolis são capacitados pelo SENAR-MG

Guia Muriaé no WhatsApp

Cerca de 20 produtores de Patrocínio do Muriaé e Eugenópolis participaram do curso de Piscicultura Ornamental. Os municípios, juntamente com Barão do Monte Alto, Miradouro, Muriaé, São Francisco do Glória e Vieiras, integram a região considerada polo da atividade em Minas Gerais

, sendo responsável por cerca de 70% da produção de peixes no Brasil, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). Segundo o biólogo e instrutor Alexandre Rodrigues Silva, o SENAR-MG contribuiu para esse desenvolvimento.

Há cerca de dez anos, o SENAR começou a levar cursos na área para os produtores. Neste mês, alguns ex-alunos voltaram a participar do treinamento. “Muitos vivem exclusivamente dos peixes ornamentais. Um deles, que esteve com a gente no curso, foi vencedor de um campeonato nacional de bettas. Houve melhoria significativa nos últimos dez anos e o SENAR muito contribuiu para essa realidade”, afirmou.

Além disso, no curso Alexandre reencontrou um ex-aluno especial. “Quando começamos a trabalhar na região, ele era adolescente e hoje se tornou veterinário, um expert”, relembrou.

Nos cursos, os produtores puderam tirar dúvidas sobre análise da água e reprodução, entre outros assuntos relacionados à criação e comercialização de peixes ornamentais. A realização dos cursos foi feita em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Patrocínio do Muriaé e Eugenópolis.

Centro produtor

Foi na região de Muriaé que a piscicultura como agronegócio teve origem em Minas Gerais há cerca de 30 anos, conforme explicou Alexandre. Na época, um advogado que trabalhava com gado leiteiro iniciou a criação de peixes em São Francisco do Glória. Na região, atualmente o betta é o destaque das vendas.

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da atividade na região foi o clima quente, que favorece a criação de peixes, além da proximidade com os grandes centros. “São Paulo e Rio de Janeiro são os maiores mercados compradores. Assim, a logística também é favorável”, finalizou.

Os principais mercados dos peixes ornamentais são Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Fonte: SENAR-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo