Sem taxa de inscrição, IF Sudeste MG oferece mais de 3.900 vagas em cursos técnicos, superiores e pós gratuitos

As vagas estão distribuídas em 115 cursos, de diferentes modalidades, em 10 cidades. Inscrições são gratuitas e começam dia 19/11

Guia Muriaé no WhatsApp

Sem provas presenciais, a seleção terá inscrições gratuitas até 20 de dezembro. O IF Sudeste MG vai oferecer mais de 3.900 vagas, distribuídas em 115 cursos: técnicos, pós-técnicos, graduação, pós-graduação lato e stricto sensu. Haverá vagas em 10 cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.

Diante das dificuldades financeiras que a pandemia de Covid-19 trouxe para grande parte dos brasileiros, não haverá cobrança de taxa de inscrição. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, clicando em “Inscrições”, até 20 de dezembro de 2021.

Também devido à pandemia, não serão realizadas provas presenciais. A seleção será feita através de análise de histórico escolar, notas no Enem, currículo e/ou projeto de pesquisa, conforme a modalidade.

CPF, documentação de identificação com foto e endereço de e-mail são obrigatórios para realizar a inscrição, além dos documentos específicos para cada modalidade.

A classificação provisória será divulgada no dia 18 de janeiro de 2022, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. A classificação final (resultado final) será divulgada por grupo de concorrência, em ordem decrescente das notas a partir das 18h do dia 26 de janeiro de 2022, no mesmo site.

O candidato deve ficar atento ao site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, local onde serão divulgadas todas as informações sobre a seleção. Saber o que acontece no Processo Seletivo é responsabilidade do candidato. Portanto, leia o edital e acompanhe as publicações na página. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Seleção

CURSOS TÉCNICOS

Visando a segurança de todos, não haverá provas presenciais. O Processo Seletivo será classificatório, sem nota de corte. Para os cursos técnicos, a seleção se dará por meio de análise documental do desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, serão consideradas as notas do 8º ano de escolaridade (equivalente à antiga 7ª série); já para os técnicos concomitantes/subsequentes, serão consideradas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8ª série). No caso dos cursos técnicos subsequentes, valerão as notas das mesmas disciplinas obtidas no 2º ano do Ensino Médio.

O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas solicitadas, que devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim, o sistema calculará automaticamente a média a partir das notas lançadas. Para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no Histórico Escolar ou documento equivalente, deverão ser convertidas para peso 100 (cem), com uma casa decimal. A média será a soma das notas lançadas em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia dividida por 4. É importante destacar que as escolas que apresentarem o Histórico Escolar com conceitos deverão fazer a conversão destes para preenchimento do modelo de Declaração.

CURSO PÓS-TÉCNICO

A seleção para as vagas do curso de especialização pós-técnica será realizada por meio de análise documental do desempenho escolar e para fins de classificação serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas do 9º ano de escolaridade (equivalente à antiga 8ª série) e documento comprovante de conclusão do curso técnico. As notas inseridas devem constar no Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração do candidato informadas no ato da inscrição. Assim, o sistema calculará automaticamente a média para cada candidato a partir das notas lançadas.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Para participar do processo seletivo para ingresso em 2022-1 nos cursos de graduação oferecidos pelo IF Sudeste MG, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Não será permitido o ingresso e início dos estudos de candidatos que estejam com qualquer pendência em componentes curriculares do Ensino Médio. O candidato deverá ter realizado a(s) prova(s) do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Na modalidade de pós-graduação há opções em cursos Lato e Stricto Sensu. A seleção para os cursos Lato Sensu será realizada em duas etapas, compostas por análise de currículo, por comissão designada por portaria e constituída de professores que atuarão no curso. Os documentos a serem avaliados deverão ser anexados no momento da realização da inscrição, como um único arquivo, contendo também os comprovantes. O documento anexo deverá ter formato PDF e ter no máximo 5 MB. A entrega de arquivos em outros formatos implicará nota 0 (zero) no currículo. Não serão aceitos documentos encaminhados por via postal, via fax, protocolo nos campi e/ou via correio eletrônico (e-mail).

A seleção para cursos de pós-graduação na modalidade Stricto Sensu será realizada em três etapas: avaliação do projeto de pesquisa, análise de Currículo Lattes e apresentação do projeto de pesquisa. O candidato participará das etapas de seleção somente se constar na sua documentação a comprovação de que é portador(a) de diploma de curso de graduação reconhecido, ou certificado de conclusão ou declaração de possível formando. Os documentos a serem avaliados na 1ª e na 2ª etapas deverão ser anexados no momento da inscrição, como um único arquivo e ele deve conter também os comprovantes. O documento anexo deverá ser no formato PDF e poderá ter no máximo 5 MB.

Bancas de Heteroidentificação

Os candidatos que concorrerem às vagas dos grupos de pessoas que se autodeclaram negros (pretos e pardos) ou indígenas deverão apresentar autodeclaração, no ato da matrícula, e comprová-la por meio da participação em procedimento de verificação complementar de autodeclaração (Comissão de heteroidentificação), a ser disciplinado no Edital de Matrícula, observado o disposto na Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012 (alterada pela Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017).

Para entender melhor como funcionam as bancas de heteroidentificação, o IF Sudeste MG disponibiliza, no endereço https://youtu.be/Dq0O3ZJg9V4, um vídeo com orientações para candidatos que se autodeclarem negros (pretos e pardos) ou indígenas e sobre heteroidentificação e verificação racial e étnica no Processo Seletivo. O material foi produzido através de uma parceria entre CEFET/MG e IFRS e disponibilizado para divulgação por outros Institutos Federais.

Vagas em Muriaé

Em Muriaé, as vagas são para os cursos de:

Técnico Integrado ao Ensino Médio

– Agroecologia
– Eletrotécnica
– Informática
– Mecânica
– Meio Ambiente

Técnico Concomitante/Subsequente

– Eletromecânica
– Secretariado
– Vestuário

Ensino superior

– Administração
– Licenciatura em Ciências Biológicas
– Tecnologia em Design de Moda
– Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Pós-Graduação

– Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas

Assim como no último Processo Seletivo, não haverá provas e a seleção se dará através de análise curricular.

Fonte: IF Sudeste MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo