Seminários do SENAR MG orientam produtores rurais da região sobre Cadastro Ambiental Rural

Guia Muriaé no WhatsApp

Muitas ainda são as dúvidas dos produtores rurais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Para esclarecer o assunto, o SENAR MG oferece seminários e cerca de 400 pessoas já participaram em Antônio Prado de Minas, Catas Altas, Eugenópolis, Manhuaçu, Miraí, Pedra Bonita, São Sebastião da Vargem Alegre e Tombos desde março deste ano. Os interessados em participar devem procurar o sindicato rural ou a entidade cooperada ao SENAR.

O CAR é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional, feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, o cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. O prazo para fazer o cadastro termina em 6 de maio de 2016.

A realização da palestra para 12 turmas de março até agosto foi em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais de Dom Silvério, Manhuaçu, Miradouro, Eugenópolis e Antônio Prado de Minas, além da Associação dos Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí. A última ocorreu para 30 produtores em Antônio Prado de Minas no último sábado (22).

De acordo com o instrutor José Heleno Húngaro, que conduziu o encontro, as dúvidas giram em torno da finalidade do CAR, se isso é feito todo ano e se há multa se deixar de fazer. “O cadastro não é opcional, tem que ser feito. Mas os produtores também devem seguir as orientações. No seminário, ressalto os efeitos benéficos e esclareço que isso não vem de imediato. O reflexo será nas gerações futuras”, afirmou.

Assim como Húngaro, o instrutor Claudeci Rigueira de Sousa percebe as dificuldades. “Grande parte dos produtores assimilou que a obrigatoriedade do cadastro estaria vinculada a uma cobrança posterior, sendo que o objetivo é declarar o imóvel rural com suas respectivas áreas. A maioria deles também não tem conhecimento de informática nem acesso a internet para fazer o cadastro”, explicou. Outro empecilho é a seleção de documentos necessários para o preenchimento do CAR. “Muitos não possuem e até mesmo não conhecem tais documentos”.

Durante o seminário, a plataforma para o cadastro é apresentada aos produtores, bem como as ferramentas que podem facilitar na hora do preenchimento. “A adesão de todos trará benefícios futuros a todos os produtores e os dados fornecidos servirão de base para futuros planejamentos”, orientou.

Claudeci acredita que os produtores ficam mais abertos à adesão ao CAR quando participam dessas palestras. “É importante para orientar o produtor, principalmente através de nós, instrutores, que já estamos ligados a eles pelos cursos e programas. Acredito que por já termos contato com eles, passamos credibilidade e os produtores, de alguma forma, ficam mais receptivos”.

Como fazer

No Estado de Minas Gerais, o CAR é feito no SICAR-MG, por meio do Portal SisemaNet. A responsabilidade do Cadastro em Minas é da Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), sob a coordenação executiva do IEF (Instituto Estadual de Florestas).

O CAR foi implementado em 6 de maio de 2014 e o prazo original para fazer o cadastro foi 6 de maio deste ano. No entanto, foi estendido para 2016.

Fonte: SENAR MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo