Home / Notícias / Região / SENAR-MG passa a oferecer curso de Ensiladeira e Picadeira

SENAR-MG passa a oferecer curso de Ensiladeira e Picadeira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR-MG) começou a oferecer o curso de Ensiladeira e Picadeira Estacionária como mais uma opção de treinamento dentro das atividades de apoio agrossilvipastoris. A primeira turma, com 12 produtores e trabalhadores rurais de Antônio Prado de Minas e Eugenópolis, foi capacitada no início de abril na Fazenda da Onça, em Eugenópolis.

Os participantes aprenderam a utilizar os equipamentos, a fazer a regulagem de acordo com os materiais, como forragem, cana e milho, além da limpeza e manutenção. O curso, ministrado pelo instrutor Francisco Assis Lima Viana, também ensinou a identificar a época de corte mais apropriada para obter o melhor rendimento e os diferentes resultados que podem ser alcançados. A segurança e utilização dos equipamentos de proteção também foram destacados.




De acordo com o mobilizador do Sindicato de Produtores Rurais de Eugenópolis, Sebastião Cortat, os participantes contaram casos de parentes e amigos que já se machucaram ao manusear as máquinas. “O curso é importante principalmente diante da possibilidade de acidentes. A gente ainda vai ajudar muitas pessoas que precisam usar esses equipamentos para o trabalho rotineiro. Aqui tem muita demanda”, explicou.

A busca pelo treinamento surgiu pelo interesse dos produtores da região em atender a exigências do Ministério do Trabalho para utilização dessas máquinas. Foi a partir da identificação dessa demanda em 2014 que o Senar Minas estruturou o novo curso.

Após a capacitação da primeira turma, a avaliação é positiva. Segundo a gerente do Senar em Viçosa, Silvana Novais, o curso superou as expectativas e foi bastante participativo. “Um produtor levou amostras de como o material ficava após passar pela picadeira que ele tem para o instrutor verificar se estava adequado. Esse é apenas um exemplo do interesse deles pelo treinamento”, contou.




Também estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais de Antônio Prado de Minas e Eugenópolis, Eymard de Abreu e José Maria Bouzada.

Fonte: SENAR-MG




Confira também

SENAR divulga agenda de cursos gratuitos na Zona da Mata

Veja abaixo os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) previstos para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *