Senar Minas oferece curso de Barista em Viçosa

Guia Muriaé no WhatsApp

O curso de Barista foi oferecido pelo Senar Minas em fase de teste dentro da programação da 86ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa. Turmas de produtores, empresários, e amantes do café, entre outros, participaram da capacitação. O objetivo do curso é preparar cafés especiais, utilizando os parâmetros internacionais de qualid ade.

De acordo com a instrutora do curso e também barista certificada pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), Helga Cristina Carvalho de Andrade, este profissional é especialista no preparo de cafés de alta qualidade, os chamados cafés especiais. “Nosso objetivo é aproximar dos produtores essa parte do preparo e do consumo do café para que eles entendam como o produto que eles fazem resulta na xícara e o que é possível fazer para melhorar a remuneração deles”, explicou.

Os consumidores estão mais exigentes e começando a visitar as origens produtoras, segundo Helga. Diante disso, é interessante para o produtor oferecer esse tipo de serviço para o visitante. “Se ele oferece café na xícara, ele agrega um novo valor. O Brasil é o maior produtor mundial. Quase 60% do café produzido no país é de Minas Gerais, então isso impacta muito na nossa economia e no nosso modo de vida”, destacou.

A gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais, explicou que a ideia de oferecer o curso de barista surgiu após um encontro com compradores internacionais de café. “É o barista que experimenta e aponta o melhor lote para compra. Assim, observei a importância do produtor se conscientizar da importância do café de boa qualidade”, comentou. Após a Semana do Fazendeiro, será feita a análise do curso para inclusão no catálogo de treinamentos oferecidos pela instituição.

Eduardo Duarte tem plantação de café arábica há 26 anos. Agora ele deseja aprimorar ainda mais a produção passando por todas as áreas que podem agregar valor. Já fez cursos de degustação e agora comercializa o café torrado e moído na região de Belo Horizonte e Viçosa há cerca de oito meses como Café Montueira. “Café torrado ainda é uma novidade. Na capacitação tiro minhas dúvidas, mudo conceitos. Com esse curso eu vou conseguir dar mais instrução para quem eu vendo o café, além de poder orientar sobre potencializar o sabor e ajudar na implantação de cafeterias”, explicou.

A sogra de Roseli Oliveira Guedes Martins produz café em Piatã, na Bahia. A família pretende montar uma cafeteria. “Quero conhecer a pós-produção do que é feito na fazenda para levar a ideia à frente. Aqui aprendi o ‘mistério’ do expresso, os diferentes métodos de preparo que fogem das receitas tradicionais”, comentou.

Já Misael Magalhães, de Miradouro, presta assistência técnica em lavouras na região e faz prova de classificação e degustação de cafés. Para ele o curso foi a oportunidade de ampliar o conhecimento. “Queria avançar mais um pouco. Esse curso muito complementou o que já conheço e aplico no trabalho. Agora preciso fazer outros cursos sobre torra”, contou.

Fonte: Senar-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo