Tentativa frustrada de roubo em oleoduto causa acidente ambiental em Barbacena

Guia Muriaé no WhatsApp

Barbacena

Ladrões não conseguiram passar em uma estrada de terra e despejaram o combustível em um afluente no Rio das Mortes.

Policiais militares da 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito prenderam na manhã de quinta-feira (11), em Barbacena, um homem que seria integrante de uma quadrilha envolvidas em furto de combustível em dutos da Petrobrás.

Por volta das 8h45, uma guarnição do 2º Pelotão foi acionada para comparecer ao km 711 da BR-040, na altura da localidade de Pombal, onde um caminhão havia derramado uma grande quantidade de óleo diesel no leito do Rio das Mortes.

Assim que chegaram ao local, os policiais militares avistaram um New Beetle, prata, licenciado em Duque de Caxias-RJ, estacionado em um campo de futebol. Após ser abordado, o condutor do veiculo contou que aguardava um trator para retirar sua carreta de um atoleiro na localidade de Costas da Mantiqueira

O patrulhamento continuou e, em Costas, depararam com a carreta Bitrem – semirreboque -, licenciadas em Simões Filho-BA, acoplados ao cavalo-mecânico Volvo, licenciado em Duque de Caxias-RJ, e abordaram o motorista Fábio Mendonça de Castro.

Depois, a guarnição verificou que na estrada havia vestígios de óleo e que o curso d’água do Ribeirão Sapateiro também apresentava manchas do mesmo produto. Em continuidade às averiguações, em meio à vegetação rasteira, foi detectada a existência de poças de óleo, o que despertou ainda mais a suspeição em torno de furto do complexo de circulação de combustível e gás da Petrobras.

A partir daí, a equipe e funcionários, responsáveis pela manutenção das redes, disseram que o complexo havia sido violado. Em seguida, um funcionário apresentou uma mensagem via celular com o seguinte teor: ‘‘Urgente: queda de pressão 1’’, indicando furto de combustível.

Foi acionada a pericia técnica da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil e o analista do núcleo de Emergência Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente, que iniciaram os trabalhos de averiguação pertinente à poluição e degradação ambiental no curso d’água.

Na cabine do caminhão conduzido por Fábio, as equipes encontraram duas camisas da Petrobrás, um facão e duas facas. O motorista também vestia uma camisa da empresa de petróleo. No decorrer dos trabalhos realizados pelo serviço de manutenção, verificou-se que houve furto de combustível. Posteriormente, foram encontrados dois mangotes utilizados para desova do combustível no leito do curso d’água.

Diante dos fatos, Fábio foi preso em flagrante delito e conduzido para a delegacia local. Os policiais militares apreenderam a carreta Bitrem, azul, acoplada ao caminhão-trator Volvo, branco.

Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo