Treinamento em Antônio Prado e Tombos ensina a agregar valor às frutas e evitar desperdício



Utilizar frutas regionais e da safra para produzir polpas para congelamento é o objetivo do curso de Beneficiamento de Frutas do Senar Minas. Desta vez, foi a vez de produtores rurais de Antônio Prado de Minas e Tombos participarem do treinamento e, segundo o mobilizador dos sindicatos dos dois municípios, Sebastião Cortat, parte deles já está colocando em prática o que aprendeu.

O diferencial do curso é que ele mostra como preservar as características da fruta fresca, possibilitando agregar valor econômico. “O beneficiamento permite o consumo nos períodos da entressafra e minimiza perdas que podem ocorrer durante a comercialização do produto in natura”, destacou a instrutora Ligia Vidigal.




Outra vantagem da industrialização, segundo Ligia, é a possibilidade de consumo, em todo país, de frutas cuja produção é específica de determinada região. Em Antônio Prado de Minas, foram utilizadas manga, maracujá, mamão, acerola e sapoti. Já em Tombos, as participantes usaram jambo vermelho, abacaxi, goiaba, maçã e manga para fazer as polpas.

Além disso, ao beneficiar a fruta, o produtor evita desperdícios e há a vantagem de a polpa poder ser utilizada no preparo de uma diversidade de produtos, como sucos, bolos, sorvetes, pudins e doces. “Segundo as participantes, o desperdício era muito grande porque elas não sabiam que poderiam fazer polpas, principalmente de jambo vermelho. O grupo ficou muito satisfeito”, contou a instrutora.

Cuidados e etapas da produção

Para o beneficiamento, o curso ensina todo o caminho percorrido pela fruta: recepção, seleção e pesagem; pré-lavagem; seleção; higienização; descascamento; pré-cozimento; despolpamento; envasamento; congelamento; rotulagem e armazenamento. Custos de produção e a importância da qualidade dos produtos também são temas do treinamento.

No entanto, além de cumprir as etapas, higienização pessoal e do ambiente e segurança no trabalho são essenciais. “O manipulador de alimentos deve ter boas condições de saúde, usar EPIs ao colher frutas, fazer a higienização dos equipamentos e ter cuidado ao manuseá-los”, orientou a instrutora.

Fonte: SENAR MG

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.