Trem Rio-Minas deve começar a circular em dezembro

Trajeto inicial tem 37 quilômetros, entre Três Rios (RJ), Chiador e Sapucaia (MG). Projeto pretende dinamizar região, atrair visitantes do país e do exterior

Guia Muriaé no WhatsApp

Após uma jornada de oito anos de negociações, preparação e obstáculos, o Rio-Minas, o primeiro trem turístico interestadual do Sudeste brasileiro, está finalmente pronto para entrar nos trilhos e fazer sua primeira viagem em dezembro deste ano. O projeto visa dinamizar a região, atrair visitantes de todo o país e do exterior, além de fortalecer a economia local.


A presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia Nascimento, expressou sua confiança na data de lançamento durante um comunicado recente. Ela destacou que a concessão do Certificado Operacional Específico (COE) foi um marco importante para o projeto, pois permitirá que o Rio-Minas entre em funcionamento.

O Rio-Minas, inicialmente planejado para percorrer 168 quilômetros entre Três Rios (RJ) e Cataguases, na Zona da Mata mineira, agora terá um trajeto mais curto de 37 quilômetros, devido às condições da linha férrea. O trecho de Três Rios a Sapucaia (MG), passando por Chiador (MG), será compartilhado com a VLI/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que também foi responsável pela recuperação da infraestrutura ferroviária.

A histórica estação ferroviária de Chiador, inaugurada em 1869 pelo imperador Dom Pedro II, está sendo restaurada graças a um investimento de R$ 9,5 milhões da Eletrobras Furnas. A estação, antes pertencente à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e atualmente de propriedade da União, será um dos pontos de parada do Rio-Minas e contribuirá para a rica experiência turística.

Cyntia Nascimento aproveitou para fazer um apelo às prefeituras da região para colaborarem financeiramente com o projeto. Ela explicou que a Amigos do Trem não recebe financiamento federal, estadual ou municipal, dependendo de recursos próprios e voluntários. O projeto visa transformar a região, e a colaboração financeira das autoridades locais é fundamental para o sucesso.

Na cidade de Recreio, na Zona da Mata, a equipe da Amigos do Trem está trabalhando na reforma do material rodante, que inclui locomotivas, carros de passageiros e um auto de linha ferroviário usado para inspeções e manutenção. A reforma foi financiada pela MRS Logística.

A expectativa para a primeira viagem do Rio-Minas, marcada para dezembro, é alta. O projeto representa uma oportunidade única de impulsionar o turismo, preservar o patrimônio ferroviário e criar novas oportunidades econômicas na região. A jornada até aqui foi longa, mas o Rio-Minas está pronto para deixar sua marca no Sudeste brasileiro.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo