Trem Rio-Minas: recuperação da linha férrea está sendo finalizada

Projeto vai passar pelas cidades de Além Paraíba (MG), Volta Grande (MG), Recreio (MG), Leopoldina (MG) e Cataguases (MG).

Guia Muriaé no WhatsApp

O aguardado projeto turístico do Trem Rio-Minas está próximo de ser ativado, o que tem deixado muitas pessoas ansiosas para reviver o passado.

A linha férrea entre Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ) está em fase final de reforma e recuperação, e passará por testes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT. Quando o trecho estiver pronto, será liberado para o início do projeto, mas ainda não há uma data definida para a inauguração.

O Trem Rio-Minas percorrerá várias cidades da região, incluindo Três Rios, Chiador e Sapucaia. À medida que a linha férrea for sendo reformada, o projeto será expandido para outras cidades, como Além Paraíba (MG), Volta Grande (MG), Recreio (MG), Leopoldina (MG) e Cataguases (MG).

A ONG Amigos do Trem é responsável pelo projeto e está realizando os ajustes necessários no material rodante para iniciar a operação. A organização possui 6 locomotivas e 15 carros de passageiros, incluindo um carro cozinha, com capacidade para transportar 873 turistas por viagem.

O Trem Turístico Rio-Minas é o maior projeto de turismo ferroviário do Estado do Rio de Janeiro e é o único projeto aprovado no Brasil que está próximo de ser inaugurado.

Apesar de ser um projeto que tem o potencial de alavancar o turismo em várias cidades, o Trem Rio-Minas não recebeu apoio financeiro de recursos municipais, estaduais, federais ou emendas parlamentares.

A ONG se mantém com recursos próprios, doações e trabalho voluntário, e precisa de apoio para seguir desenvolvendo o projeto e tornar o sonho de muitas pessoas em andar de trem uma realidade.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do SF Notícias

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo