Veja lista das 800 cidades em Minas que podem retomar aulas presenciais

Guia Muriaé no WhatsApp

O ensino híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) dá mais um passo na volta das atividades presenciais nas escolas da rede estadual de Minas.

Considerando a sinalização positiva do Comitê Extraordinário Covid-19, as unidades de ensino localizadas em municípios inseridos na onda vermelha do plano Minas Consciente poderão retornar presencialmente com os anos iniciais do ensino fundamental a partir de 5/7 (segunda-feira), com o recebimento dos professores para acolhimento, formação e reorganização dos espaços, quando necessário.

Já em 12/7 será o momento em que os estudantes voltarão às atividades presenciais nessas unidades. As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira (1/7), em coletiva de imprensa conjunta entre SEE/MG e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), na Cidade Administrativa.

Ensinos fundamental e médio

Outra novidade apresentada é que escolas da rede estadual de ensino de localidades inseridas nas ondas amarela ou verde ficam autorizadas a voltar também com os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Nesse caso, o calendário também prevê o acolhimento dos professores em 5/7 e, dos alunos, no dia 12/7.

Em todos os locais é preciso que as prefeituras não tenham apresentado nenhuma restrição para a recebimento dos estudantes nas unidades de ensino.

Indicadores

A aberturas das escolas, considerando os novos critérios, só é possível graças à redução dos indicadores epidemiológicos aos patamares de contaminação verificados no mês de fevereiro deste ano, alcançando uma situação mais favorável.

Além disso, o monitoramento realizado nas unidades de ensino que já fizeram a retomada, iniciada no dia 21/6, não impactou em casos e nem situações de contaminação, reforçando, assim, a segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos.

Durante coletiva de imprensa, a secretária de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, comemorou a retomada de mais anos escolares e os bons indicadores alcançados nos locais que já receberam os alunos. “Fizemos um acompanhamento minucioso, no sistema no qual os diretores fazem gestão, e temos a grata notícia de que na abertura das escolas não houve nenhuma incidência de covid nos locais que foram abertos. Significa que a vacina e nossos protocolos vão muito bem”, afirmou.

Outro ponto destacado pela secretária é o esforço e dedicação dos gestores escolares para que o processo de retomada fosse feito da melhor forma, trazendo segurança para toda a comunidade escolar. “Quero agradecer, neste momento que comemoramos com muito orgulho a retomada, a eficiência dos gestores que fizeram um trabalho muito fino nas escolas”, disse Julia Sant’Anna.

Critérios

O retorno das atividades presenciais em locais inseridos na onda vermelha levará em conta alguns cenários para que seja possível a volta.

No favorável, os indicadores epidemiológicos estão mais controlados. Neste caso, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ano ao 5º ano -, nos municípios em que não houver impedimento. No caso em que, mesmo na onda vermelha, se encontre na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, a volta não ocorrerá.

Nos locais em que a retomada já ocorreu, pois já estavam nas ondas amarela ou verde, a partir de 5/7 os professores começam a ser recebidos, e os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio chegam em 12/7. Os anos iniciais que já fizeram a retomada seguem com a mesma dinâmica que vinha sendo adotada.

Outro cenário é dos munícipios que estavam em onda vermelha, antes desta alteração e que, portanto, ainda não fizeram a retomada, mas que agora evoluíram para as ondas amarela ou verde. Nesses casos, as escolas ficam autorizadas a começar o acolhimento dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio. Sempre começando com o recebimento dos professores e, na semana seguinte, a partir de 12/7, dos alunos.

Estratégias

Segundo os protocolos, as escolas deverão adotar ações que contemplem cinco estratégias primordiais: uso universal e correto de máscaras cobrindo a boca e nariz; distanciamento físico entre pessoas; lavagem das mãos e etiqueta respiratória; limpeza e manutenção frequente das instalações e rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena.

Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido e facultativo. Foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.

Importante destacar ainda que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traz total transparência no processo. Assim, sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br.

Na aba destina à retomada as listagens de municípios e unidades de ensino estarão sempre atualizadas.

Ensino híbrido

No modelo de ensino híbrido implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), há alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola e, na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.

Todas as escolas aplicaram um checklist criterioso para o cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo o distanciamento necessário, os cuidados com a limpeza do local e a disponibilização de itens de proteção individual, limpeza e higiene.

As atividades pedagógicas presenciais estão sendo ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Durante as atividades presenciais, o estudante tem a oportunidade de interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas. Mesmo com as atividades presenciais, o Regime de Estudo não Presencial continua sendo ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) aos estudantes.

Além da secretária de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, participaram da coletiva o secretário adjunto de Saúde, André Luiz dos Anjos, e a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), Eva Medeiros.

Confira a lista completa das cidades que podem retomar aulas presenciais em Minas:

* Abadia dos Dourados
* Abaeté
* Açucena
* Água Boa
* Água Comprida
* Aguanil
* Águas Formosas
* Águas Vermelhas
* Aimorés
* Aiuruoca
* Alagoa
* Albertina
* Além Paraíba
* Alfenas
* Alfredo Vasconcelos
* Almenara
* Alpercata
* Alpinópolis
* Alterosa
* Alto Rio Doce
* Alvarenga
* Alvorada de Minas
* Andradas
* Andrelândia
* Angelândia
* Antônio Carlos
* Antônio Dias
* Antônio Prado de Minas
* Araçaí
* Aracitaba
* Araçuaí
* Araguari
* Arantina
* Araporã
* Arapuá
* Araújos
* Araxá
* Arceburgo
* Arcos
* Areado
* Argirita
* Aricanduva
* Arinos
* Astolfo Dutra
* Ataléia
* Augusto de Lima

* Baependi
* Baldim
* Bambuí
* Bandeira
* Bandeira do Sul
* Barão de Cocais
* Barão de Monte Alto
* Barbacena
* Barroso
* Bela Vista de Minas
* Belmiro Braga
* Belo Horizonte
* Belo Oriente
* Belo Vale
* Berilo
* Berizal
* Bertópolis
* Betim
* Bias Fortes
* Bicas
* Biquinhas
* Boa Esperança
* Bocaina de Minas
* Bocaiúva
* Bom Despacho
* Bom Jardim de Minas
* Bom Jesus da Penha
* Bom Jesus do Amparo
* Bom Jesus do Galho
* Bom Repouso
* Bom Sucesso
* Bonfim
* Bonfinópolis de Minas
* Bonito de Minas
* Borda da Mata
* Botelhos
* Botumirim
* Brás Pires
* Brasilândia de Minas
* Brasília de Minas
* Braúnas
* Brazópolis
* Brumadinho
* Bueno Brandão
* Buenópolis
* Bugre
* Buritis
* Buritizeiro

* Cabeceira Grande
* Cabo Verde
* Cachoeira da Prata
* Cachoeira de Minas
* Cachoeira de Pajeú
* Cachoeira Dourada
* Caetanópolis
* Caeté
* Caiana
* Caldas
* Camacho
* Camanducaia
* Cambuí
* Cambuquira
* Campanário
* Campanha
* Campestre
* Campina Verde
* Campo Azul
* Campo Belo
* Campo do Meio
* Campo Florido
* Campos Altos
* Campos Gerais
* Cana Verde
* Canápolis
* Candeias
* Cantagalo
* Caparaó
* Capela Nova
* Capelinha
* Capetinga
* Capim Branco
* Capinópolis
* Capitão Andrade
* Capitão Enéas
* Capitólio
* Caraí
* Caranaíba
* Carandaí
* Carangola
* Caratinga
* Carbonita
* Careaçu
* Carlos Chagas
* Carmésia
* Carmo da Cachoeira
* Carmo da Mata
* Carmo de Minas
* Carmo do Cajuru
* Carmo do Paranaíba
* Carmo do Rio Claro
* Carmópolis de Minas
* Carneirinho
* Carrancas
* Carvalhópolis
* Carvalhos
* Casa Grande
* Cascalho Rico
* Cássia
* Cataguases
* Catas Altas
* Catas Altas da Noruega
* Catuji
* Catuti
* Caxambu
* Cedro do Abaeté
* Central de Minas
* Centralina
* Chácara
* Chapada do Norte
* Chapada Gaúcha
* Chiador
* Cipotânea
* Claraval
* Claro dos Poções
* Cláudio
* Coimbra
* Coluna
* Comendador Gomes
* Comercinho
* Conceição da Aparecida
* Conceição da Barra de Minas
* Conceição das Alagoas
* Conceição das Pedras
* Conceição do Mato Dentro
* Conceição do Pará
* Conceição do Rio Verde
* Conceição dos Ouros
* Cônego Marinho
* Confins
* Congonhal
* Congonhas
* Congonhas do Norte
* Conquista
* Conselheiro Lafaiete
* Conselheiro Pena
* Consolação
* Contagem
* Coqueiral
* Coração de Jesus
* Cordisburgo
* Cordislândia
* Corinto
* Coroaci
* Coromandel
* Coronel Fabriciano
* Coronel Murta
* Coronel Pacheco
* Coronel Xavier Chaves
* Córrego Danta
* Córrego do Bom Jesus
* Córrego Fundo
* Córrego Novo
* Couto de Magalhães de Minas
* Crisólita
* Cristais
* Cristália
* Cristiano Otoni
* Cristina
* Crucilândia
* Cruzeiro da Fortaleza
* Cruzília
* Cuparaque
* Curral de Dentro
* Curvelo

* Datas
* Delfim Moreira
* Delfinópolis
* Delta
* Descoberto
* Desterro de Entre Rios
* Desterro do Melo
* Diamantina
* Dionísio
* Divinésia
* Divino
* Divino das Laranjeiras
* Divinolândia de Minas
* Divinópolis
* Divisa Alegre
* Divisa Nova
* Divisópolis
* Dom Bosco
* Dom Cavati
* Dom Joaquim
* Dom Viçoso
* Dona Eusébia
* Dores de Campos
* Dores de Guanhães
* Dores do Indaiá
* Dores do Turvo
* Doresópolis
* Douradoquara
* Elói Mendes
* Engenheiro Caldas
* Engenheiro Navarro
* Entre Folhas
* Entre Rios de Minas
* Ervália
* Esmeraldas
* Espera Feliz
* Espinosa
* Espírito Santo do Dourado
* Estiva
* Estrela Dalva
* Estrela do Indaiá
* Estrela do Sul
* Eugenópolis
* Ewbank da Câmara
* Extrema

* Fama
* Faria Lemos
* Felício dos Santos
* Felisburgo
* Felixlândia
* Fernandes Tourinho
* Ferros
* Fervedouro
* Florestal
* Formiga
* Formoso
* Fortaleza de Minas
* Fortuna de Minas
* Francisco Badaró
* Francisco Dumont
* Francisco Sá
* Franciscópolis
* Frei Gaspar
* Frei Inocêncio
* Frei Lagonegro
* Fronteira
* Fronteira dos Vales
* Fruta de Leite
* Frutal
* Funilândia
* Galiléia
* Gameleiras
* Glaucilândia
* Goiabeira
* Goianá
* Gonçalves
* Gonzaga
* Gouveia
* Governador Valadares
* Grão Mogol
* Grupiara
* Guanhães
* Guapé
* Guaraciama
* Guaranésia
* Guarani
* Guarará
* Guarda-Mor
* Guaxupé
* Guidoval
* Guimarânia
* Guiricema
* Gurinhatã
* Heliodora
* Iapu
* Ibertioga
* Ibiá
* Ibiaí
* Ibiracatu
* Ibiraci
* Ibirité
* Ibitiúra de Minas
* Ibituruna
* Icaraí de Minas
* Igarapé
* Igaratinga
* Iguatama
* Ijaci
* Ilicínea
* Imbé de Minas
* Inconfidentes
* Indaiabira
* Indianópolis
* Ingaí
* Inhapim
* Inhaúma
* Inimutaba
* Ipaba
* Ipatinga
* Ipiaçu
* Ipuiúna
* Iraí de Minas
* Itabira
* Itabirinha
* Itabirito
* Itacambira
* Itacarambi
* Itaguara
* Itaipé
* Itajubá
* Itamarandiba
* Itamarati de Minas
* Itambacuri
* Itambé do Mato Dentro
* Itamogi
* Itamonte
* Itanhandu
* Itanhomi
* Itaobim
* Itapagipe
* Itapecerica
* Itapeva
* Itatiaiuçu
* Itaú de Minas
* Itaúna
* Itaverava
* Itinga
* Itueta
* Ituiutaba
* Itumirim
* Iturama
* Itutinga

* Jaboticatubas
* Jacinto
* Jacuí
* Jacutinga
* Jaguaraçu
* Jaíba
* Jampruca
* Janaúba
* Januária
* Japaraíba
* Japonvar
* Jeceaba
* Jenipapo de Minas
* Jequitaí
* Jequitibá
* Jequitinhonha
* Jesuânia
* Joaíma
* Joanésia
* João Monlevade
* João Pinheiro
* Joaquim Felício
* Jordânia
* José Gonçalves de Minas
* José Raydan
* Josenópolis
* Juatuba
* Juiz de Fora
* Juramento
* Juruaia
* Juvenília
* Ladainha
* Lagamar
* Lagoa da Prata
* Lagoa dos Patos
* Lagoa Dourada
* Lagoa Formosa
* Lagoa Grande
* Lagoa Santa
* Lambari
* Lamim
* Laranjal
* Lassance
* Lavras
* Leandro Ferreira
* Leme do Prado
* Leopoldina
* Liberdade
* Lima Duarte
* Limeira do Oeste
* Lontra
* Luislândia
* Luminárias
* Luz
* Machacalis
* Machado
* Madre de Deus de Minas
* Malacacheta
* Mamonas
* Manga
* Mantena
* Mar de Espanha
* Maravilhas
* Maria da Fé
* Mariana
* Marilac
* Mário Campos
* Maripá de Minas
* Marliéria
* Marmelópolis
* Martinho Campos
* Mata Verde
* Materlândia
* Mateus Leme
* Mathias Lobato
* Matias Barbosa
* Matias Cardoso
* Mato Verde
* Matozinhos
* Matutina
* Medeiros
* Medina
* Mendes Pimentel
* Mercês
* Mesquita
* Minas Novas
* Minduri
* Mirabela
* Miradouro
* Miraí
* Miravânia
* Moeda
* Moema
* Monjolos
* Monsenhor Paulo
* Montalvânia
* Monte Alegre de Minas
* Monte Azul
* Monte Belo
* Monte Carmelo
* Monte Formoso
* Monte Santo de Minas
* Monte Sião
* Montes Claros
* Montezuma
* Morada Nova de Minas
* Morro da Garça
* Morro do Pilar
* Munhoz
* Muriaé
* Muzambinho

* Nacip Raydan
* Nanuque
* Naque
* Natalândia
* Natércia
* Nazareno
* Nepomuceno
* Ninheira
* Nova Belém
* Nova Era
* Nova Lima
* Nova Módica
* Nova Ponte
* Nova Porteirinha
* Nova Resende
* Nova Serrana
* Nova União
* Novo Cruzeiro
* Novo Oriente de Minas
* Novorizonte
* Olaria
* Olhos-d’Água
* Olímpio Noronha
* Oliveira
* Oliveira Fortes
* Onça de Pitangui
* Orizânia
* Ouro Branco
* Ouro Fino
* Ouro Preto
* Ouro Verde de Minas
* Padre Carvalho
* Padre Paraíso
* Pai Pedro
* Paineiras
* Pains
* Paiva
* Palma
* Palmópolis
* Papagaios
* Pará de Minas
* Paracatu
* Paraguaçu
* Paraisópolis
* Paraopeba
* Passa Quatro
* Passa Tempo
* Passa-Vinte
* Passabém
* Passos
* Patis
* Patos de Minas
* Patrocínio
* Patrocínio do Muriaé
* Paulistas
* Pavão
* Peçanha
* Pedra Azul
* Pedra Bonita
* Pedra do Indaiá
* Pedra Dourada
* Pedralva
* Pedras de Maria da Cruz
* Pedrinópolis
* Pedro Leopoldo
* Pedro Teixeira
* Pequeri
* Pequi
* Perdigão
* Perdizes
* Perdões
* Periquito
* Pescador
* Piau
* Piedade de Caratinga
* Piedade do Rio Grande
* Piedade dos Gerais
* Pimenta
* Pingo-d’Água
* Pintópolis
* Piracema
* Pirajuba
* Piranga
* Piranguçu
* Piranguinho
* Pirapetinga
* Pirapora
* Piraúba
* Pitangui
* Piumhi
* Planura
* Poço Fundo
* Poços de Caldas
* Pompéu
* Ponto Chique
* Ponto dos Volantes
* Porteirinha
* Poté
* Pouso Alegre
* Pouso Alto
* Prados
* Prata
* Pratápolis
* Pratinha
* Presidente Bernardes
* Presidente Juscelino
* Presidente Kubitschek
* Presidente Olegário
* Prudente de Morais

* Quartel Geral
* Queluzito
* Raposos
* Recreio
* Resende Costa
* Resplendor
* Ressaquinha
* Riachinho
* Riacho dos Machados
* Ribeirão das Neves
* Ribeirão Vermelho
* Rio Acima
* Rio do Prado
* Rio Espera
* Rio Manso
* Rio Novo
* Rio Paranaíba
* Rio Pardo de Minas
* Rio Piracicaba
* Rio Pomba
* Rio Preto
* Rio Vermelho
* Ritápolis
* Rochedo de Minas
* Rodeiro
* Romaria
* Rosário da Limeira
* Rubelita
* Rubim
* Sabará
* Sabinópolis
* Sacramento
* Salinas
* Salto da Divisa
* Santa Bárbara
* Santa Bárbara do Leste
* Santa Bárbara do Monte Verde
* Santa Bárbara do Tugúrio
* Santa Cruz de Minas
* Santa Cruz de Salinas
* Santa Efigênia de Minas
* Santa Fé de Minas
* Santa Helena de Minas
* Santa Juliana
* Santa Luzia
* Santa Maria de Itabira
* Santa Maria do Salto
* Santa Maria do Suaçuí
* Santa Rita de Caldas
* Santa Rita de Ibitipoca
* Santa Rita de Jacutinga
* Santa Rita de Minas
* Santa Rita do Itueto
* Santa Rita do Sapucaí
* Santa Rosa da Serra
* Santa Vitória
* Santana da Vargem
* Santana de Cataguases
* Santana de Pirapama
* Santana do Deserto
* Santana do Garambéu
* Santana do Jacaré
* Santana do Paraíso
* Santana do Riacho
* Santana dos Montes
* Santo Antônio do Amparo
* Santo Antônio do Aventureiro
* Santo Antônio do Itambé
* Santo Antônio do Jacinto
* Santo Antônio do Monte
* Santo Antônio do Retiro
* Santo Antônio do Rio Abaixo
* Santo Hipólito
* Santos Dumont
* São Bento Abade
* São Brás do Suaçuí
* São Domingos das Dores
* São Domingos do Prata
* São Félix de Minas
* São Francisco
* São Francisco de Paula
* São Francisco de Sales
* São Francisco do Glória
* São Geraldo
* São Geraldo da Piedade
* São Geraldo do Baixio
* São Gonçalo do Abaeté
* São Gonçalo do Pará
* São Gonçalo do Rio Abaixo
* São Gonçalo do Rio Preto
* São Gonçalo do Sapucaí
* São Gotardo
* São João Batista do Glória
* São João da Lagoa
* São João da Mata
* São João da Ponte
* São João das Missões
* São João del Rei
* São João do Manteninha
* São João do Oriente
* São João do Pacuí
* São João do Paraíso
* São João Evangelista
* São João Nepomuceno
* São Joaquim de Bicas
* São José da Barra
* São José da Lapa
* São José da Safira
* São José da Varginha
* São José do Alegre
* São José do Divino
* São José do Jacuri
* São Lourenço
* São Pedro da União
* São Pedro do Suaçuí
* São Romão
* São Roque de Minas
* São Sebastião da Bela Vista
* São Sebastião da Vargem Alegre
* São Sebastião do Anta
* São Sebastião do Maranhão
* São Sebastião do Oeste
* São Sebastião do Paraíso
* São Sebastião do Rio Preto
* São Sebastião do Rio Verde
* São Thomé das Letras
* São Tiago
* São Tomás de Aquino
* São Vicente de Minas
* Sapucaí-Mirim
* Sardoá
* Sarzedo
* Senador Amaral
* Senador Cortes
* Senador Firmino
* Senador José Bento
* Senador Modestino Gonçalves
* Senhora de Oliveira
* Senhora do Porto
* Senhora dos Remédios
* Seritinga
* Serra Azul de Minas
* Serra da Saudade
* Serra do Salitre
* Serra dos Aimorés
* Serrania
* Serranópolis de Minas
* Serranos
* Serro
* Sete Lagoas
* Setubinha
* Silveirânia
* Silvianópolis
* Simão Pereira
* Sobrália
* Soledade de Minas

* Tabuleiro
* Taiobeiras
* Tapira
* Tapiraí
* Taquaraçu de Minas
* Tarumirim
* Teófilo Otoni
* Timóteo
* Tiradentes
* Tiros
* Tocantins
* Tocos do Moji
* Toledo
* Tombos
* Três Corações
* Três Marias
* Três Pontas
* Tumiritinga
* Tupaciguara
* Turmalina
* Turvolândia
* Ubá
* Ubaí
* Ubaporanga
* Uberaba
* Uberlândia
* Umburatiba
* Unaí
* União de Minas
* Uruana de Minas
* Urucuia
* Vargem Alegre
* Vargem Bonita
* Vargem Grande do Rio Pardo
* Varginha
* Varjão de Minas
* Várzea da Palma
* Varzelândia
* Vazante
* Verdelândia
* Veredinha
* Veríssimo
* Vermelho Novo
* Vespasiano
* Vieiras
* Virgem da Lapa
* Virgínia
* Virginópolis
* Virgolândia
* Visconde do Rio Branco
* Volta Grande
* Wenceslau Braz

Fonte: Agência Minas

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo