Vitrine para cafés especiais em Espera Feliz

Os produtores de Espera Feliz ganharam um espaço para divulgar os seus cafés especiais, na agência do Sicoob Credisudeste na cidade. A instituição financeira é parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e do Sindicato de Espera Feliz na execução do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte no município.

A cafeteria, inaugurada em agosto, tem um expositor para até 16 produtos, e oferece aos associados e visitantes, café comprado de um dos produtores e preparado na agência. O gerente do Sicoob, Geidson César comemora o sucesso da ação e explica que o objetivo da cafeteria é fomentar o desenvolvimento e a lucratividade dos cafeicultores.

“Sabemos que fazer cafés de altíssima qualidade é trabalhoso, e estamos de mãos dadas com os produtores para apoiá-los na divulgação de suas marcas. Muitas pessoas já procuraram a agência para comprar os cafés, e nós passamos o contato direto de quem produz. Estamos satisfeitos e honrados com essa parceria”, destacou Geidson.

Para o jovem produtor, João Pedro Lanes, a visibilidade que a iniciativa proporciona é importante e benéfica para todos. “Muitas vezes a população da cidade passa desapercebida pelos produtos locais, e agora com a evidência que o espaço tem dado, muita gente está conhecendo os nossos cafés”, pontuou.

Capacitação

O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz, Leonardo Chaves de Souza enfatiza que além do ATeG, a entidade investe na promoção de cursos do SENAR MINAS que valorizam os cafés produzidos no município. “Os treinamentos de Colheita e Pós-Colheita, Colheita e Preparo, Classificação e Degustação e Torra de Café estão mudando a mentalidade dos produtores. Eles estão mais interessados em qualidade, não só em quantidade”, comentou.

Multiplicação

O primeiro Espaço Café do Sicoob Credisudeste foi criado na agência de Divino, em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais do município. Segundo Geidson, sucesso do modelo que já se repete em Espera Feliz, também será replicado, em breve, nas agências de Pedra Menina, Dores do Rio Preto, Caparaó e Alto Jequitibá.

Fonte: Senar MG


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo