6 maneiras fáceis de reduzir o açúcar e o sal da sua dieta

Guia Muriaé no WhatsApp

Muitas pessoas consomem quantidades excessivas de açúcar e sal sem perceber os impactos negativos que esses ingredientes podem ter em sua saúde. Tanto o açúcar quanto o sal em excesso podem causar uma série de problemas, incluindo resistência à insulina, obesidade, diabetes, ganho de água, hipertensão e riscos cardiovasculares. A Associação Americana do Coração (AHA) emitiu diretrizes mais rigorosas para o consumo desses ingredientes do que as recomendações dietéticas anteriores.


No entanto, reduzir o consumo de açúcar e sal não precisa ser uma tarefa difícil. Existem estratégias simples que podem ajudar a melhorar sua saúde a longo prazo. Aqui estão seis maneiras fáceis de reduzir a ingestão de açúcar e sal em sua dieta:

1. Leia os Rótulos: Uma das maneiras mais eficazes de controlar a quantidade de açúcar e sal que você consome é ler os rótulos dos alimentos. As informações nutricionais nas embalagens fornecem dados precisos sobre a quantidade desses ingredientes em cada porção. Além disso, os rótulos indicam a porcentagem da ingestão diária máxima recomendada, facilitando a compreensão. Fique atento a valores diários de 20% ou mais para açúcares adicionados ou sódio.

2. Cozinhe em Casa: A maior parte do sódio na dieta provém de alimentos processados e refeições em restaurantes. Reduzir a frequência das refeições fora de casa em favor do cozimento caseiro pode economizar significativamente em sódio e açúcar adicionado.

3. Prossiga Gradualmente: Reduzir abruptamente o consumo de açúcar e sal pode ser desafiador para algumas pessoas. Em vez disso, considere uma abordagem gradual. Por exemplo, se você costuma adicionar duas colheres de chá de açúcar ao café, tente reduzir para uma colher e, em seguida, para meia colher durante uma ou duas semanas. O mesmo vale para o sódio.

4. Encontre Substitutos Doces: Substitua alimentos açucarados por opções mais saudáveis. Opte por iogurte natural com frutas frescas, coma uma tigela de frutas com um pouco de sorvete ou escolha um quadrado de chocolate amargo em vez de chocolate ao leite.

5. Use Temperos: Adicione sabor aos alimentos com ervas e temperos em vez de sal. Manjericão, hortelã, pimenta, gengibre e alho são ótimas opções que também oferecem benefícios à saúde. Além disso, especiarias como canela, noz-moscada e extrato de baunilha podem fornecer sabor doce sem a necessidade de açúcar.

6. Aceite a Jornada: Lembre-se de que cada dia e cada refeição são oportunidades para fazer escolhas mais saudáveis. Se você escorregar e consumir alimentos ricos em açúcar ou sal de vez em quando, não se culpe. A mudança é um processo contínuo que dura a vida toda.

Com essas estratégias simples, você pode começar a reduzir gradualmente o açúcar e o sal em sua dieta, melhorando sua saúde e bem-estar a longo prazo. Atenção às escolhas alimentares é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo